Saúde: Comunidade do Bairro da Paz é atendida na UBS José Pereira de Araújo
Já está em pleno funcionamento, desde sexta-feira (2), a Unidade Básica de Saúde (UBS) José Pereira de Araújo (Pastor Josué), localizada no Bairro da Paz.
Na manhã desta segunda-feira (5), o enfermeiro Thayson de Souza Lima, estava atendendo à população na consulta de enfermagem. “Já começamos com todo vapor, consulta de enfermagem, consulta médica e os outros procedimentos. Logo estarão funcionando os consultórios odontológicos e vacina para toda população. Pela manhã, consultas de enfermagem, pré-natal e todos os programas da Atenção Básica, as pessoas que vieram hoje passaram pela triagem e pegaram sua medicação. Pela tarde atendimento médico”, detalhou o enfermeiro.
O Posto de Saúde conta com recepção, quatro consultórios (médicos e odontológicos), salas de PCCU, de triagem, vacina, procedimentos, regulação, central de material esterilizado (CME), expurgo, gerência, depósito de material de limpeza (DML), farmácia, auditório, banheiros e copa. A UBS conta ainda com uma área de jardinagem no entorno. A população pode comparecer à unidade, que atende por livre demanda, de 7 às 18 h.
A gerente da Unidade Jenny Rego, explica que foram liberadas fichas para atendimento desde sexta-feira (2). “Hoje vamos liberar mais 20 fichas e com certeza vai lotar o atendimento. Aqui vamos englobar todos os atendimentos, inclusive odontológico e todos os procedimentos de enfermagem, farmácia adequada, a priori estamos tendo atendimento médico pela tarde e um amplo auditório”, lembra.
REPERCUSSÃO
A dona de casa Thalia Paulina da Silva, de 20 anos, mãe da Maria Sofia, de 7 anos foi consultar no Posto de Saúde do Bairro da Paz. “Minha filha estava com bolhas na gengiva, toda vez que comia, vomitava, aí vim para a consulta. Peguei os remédios. Antes eu consultava no posto da Laranjeiras, um pouco mais longe. Aqui é ótimo, graças a Deus que tem esse posto agora”, comemora.
Ana Lúcia da Silva Nascimento de 38 anos, mãe do Israel da Silva de 16 anos, também foi buscar atendimento no posto de saúde. “Meu filho estava com ânsia de vômito, dor de estômago, logo ele foi encaminhado para fazer exames e receber a medicação. Estou gostando do atendimento, antes eu consultava no Jaime Pinto. Agora ficou melhor, mais próximo, eu não preciso pegar condução”, afirmou Ana Lúcia.
Veja outras fotos:
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Paulo Sérgio