SAÚDE: COORDENAÇÃO DE ENDEMIAS INTENSIFICA COMBATE AO AEDES NA FOLHA 27
Na manhã desta sexta-feira (16), na Folha 27, a Secretaria Municipal de Saúde, por intermédio da Coordenação de Endemias, intensificou ação de combate ao Aedes aegypti e outros vetores, visando redução da proliferação desses insetos.
A ação, que será realizada noutros bairros que apresentaram índices do Aedes além dos preconizados pelo Ministério da Saúde, consiste em visitas domiciliares, casa a casa, para orientação à população, e utilização de carro fumacê.
Segundo Amadeu Moreira, coordenador de Endemias, nas visitas são utilizados 42 agentes, distribuídos em equipes, que além de levar informação aos moradores sobre os cuidados para evitar a proliferação de mosquitos, também vai à cata e eliminação de criadouros desses vetores da dengue, chickungunya, zika e leishmaniose, neste último caso o mosquito palha. Enquanto o fumacê tem foco na eliminação dos insetos alados.
Ainda segundo Amadeu, na Folha 27, onde foi realizada campanha recente de combate ao Aedes, o Levantamento de Índice Rápido (Lira) detectou que mais de 20% dos domicílios daquela região tem criadouros do Aedes, quando o ideal, preconizado pelo Ministério da Saúde, não passaria de 2%. “Mesmo assim, no geral, Marabá está na faixa de médio risco para essas doenças, considerando que apenas três áreas tem proliferação superior à média”, explica Amadeu.
Também de acordo com Amadeu, a população pode ajudar informando possíveis focos do Aedes, o que é muito comum em terrenos baldios, calhas e outros locais que contenham água parada.