SAÚDE: CTA RECEBE DOAÇÃO DE 200 LATAS DE LEITE DO MOVIMENTO LGBTI
As latas de leite em pó chegaram na manhã desta terça-feira (02) no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) na Marabá Pioneira. Ao todo foram doadas 200 duzentas latas de leite arrecadas durante as atividades do movimento LGBTI (lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e intersexuais) da semana passada, que antecederam o evento principal da X parada do orgulho gay em Marabá, ocorrida no último domingo (30), na Orla Sebastião Miranda.
De acordo com Igor Silva, coordenação LGBTI em Marabá, as 200 latas foram arrecadas na festa denominada pré-parada ocorrida no campus 1 da Unifesspa. De acordo com Igor, a parada do orgulho LGBTI vem acompanhada de várias atividades como ações sociais, atendimento médico, seminários e palestras que discutem as políticas públicas de atendimento ao movimento.
Para Katiane Chaves de Souza, coordenadora do CTA Marabá, o leite será de extrema importância para as clientes do centro pois, muitas mulheres se encontram em situação de vulnerabilidade socioeconômica e são atendidas pelo CTA. “Esse leite será entregue às nossas clientes de maneira ordenada a atender ao máximo de mulheres possível, pois muitas delas não tem como adquirir o leite para seus filhos e filhas”.
De acordo com Igor Silva nas atividades do ano seguinte a pretensão é arrecadar muito mais para continuar fazendo a doação ao centro. “Essa ação serve para que a gente possa ajudar as mães que precisam para alimentar seus filhos e que vivam de forma saudável, e Marabá possa ser cada vez mais ser uma cidade do amor e do bem”, finaliza.
A 10ª parada do orgulho LGBTI teve apoio da prefeitura de Marabá, através da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Cultura. O evento reuniu milhares de pessoas na Orla do rio Tocantins no último final de semana.