Saúde: CTA/SAE continua ações itinerantes pelos bairros da cidade

(25 de março de 2021)

No próximo sábado, (27), a equipe do Centro de Testagem e Aconselhamento / Serviço de Atendimento Especializado (CTA/SAE), vai realizar a terceira ação itinerante do cronograma de atividades de 2021. Será no Bairro Belo Vista e visa alcançar o público local que não procura o centro para fazer os testes, que identificam as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), pelos vírus do HIV, Sífilis e Hepatites B e C.

“Esses pontos nos quais estamos realizando as ações são estratégicos. Com base no perfil epidemiológico, na necessidade local. Bom ressaltar que estamos seguindo todos os protocolos de segurança para evitar a contaminação pelo coronavírus.”, enfatiza Katiane Chaves, coordenadora do CTA/SAE.

O CTA Itinerante disponibiliza para a população os testes rápidos e atendimento com uma equipe completa, que inclui enfermeiro e psicólogo. Além de distribuição de preservativos.

“Em abril continuaremos as ações em parceria com os Centros de Referências de Assistência Social (Cras), bem como, para os abrigados vítimas da enchente”, esclarece a coordenadora.

Katiane Chaves, gerente do CTA/SAE

Somente este mês, o CTA/SAE espera ultrapassar o número de 1.000 testes rápidos durante as ações itinerantes, já foram feitos uma média de 900. Vale ressaltar que os últimos levantamentos do CTA/SAE, entre janeiro e outubro de 2020, haviam apontado uma incidência de 200 casos novos de infecção pelas IST’s.

Durante a semana o CTA/SAE funciona na Velha Marabá, Travessa Santa Terezinha, com atendimento de segunda à sexta-feira. A distribuição de senha acontece às 7h da manhã para um público reduzido devido à pandemia e mediante o uso obrigatório da máscara.

Os atendimentos ofertados são consulta ambulatorial, realização de exames (HIV, Sífilis, Hepatites Virais, entre outras), carga viral e dispensação médica, bem como a distribuição de preservativos.

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento