SMS/Semed: Programa Saúde da Escola promove atividade teatral para prevenção da dengue
O Programa Saúde da Escola (PSE), em parceria com equipes de Saúde de Estratégia da Família da Unidade Básica de Saúde “Emerson Caselli”, que fica no Bairro Liberdade, realizou uma atividade teatral, voltada para crianças sobre formas de contágio da dengue, na Escola Ana Creusa da Silva Bezerra, no Bairro Independência, nesta quinta-feira (18). Prevenção, sinais e sintomas da doença, medidas de prevenção contra a COVID-19 e verificação do sintoma vacinal, a fim de que a vacina tenha uma amplitude de acesso para crianças foram temas discutidos na ocasião.
“Essas estratégias visam que as crianças tenham essa informação sobre prevenção, consigam se manter em saúde e procurem o posto quando for necessário”, esclarece a enfermeira Luciana Trindade, que compõe a equipe da UBS Emerson Caselli.
Na ação desta quinta-feira, 18, na Escola Ana Creusa, foi realizada uma atividade em forma de teatro, utilizando a ludicidade, uma vez que o público-alvo nessa atividade são crianças, a fim de que compreendam as formas de contágio da dengue, além da prevenção e cuidados, sinais e sintomas, e ainda medidas de prevenção contra a COVID-19 e verificação do sintoma vacinal, para que as vacina tenham uma amplitude de acesso para crianças. “Mandamos recado aos pais para as crianças que estavam com a situação de vacina em atraso e também um bilhete de parabéns com as crianças que estavam com carteira de vacinação em dia”, complementa a enfermeira.
A atividade teve parceria da Faculdade Carajás, alunos e instrutores auxiliaram na montagem das estratégias. Tarcilene Varela, coordenadora do PSE, lembra que as equipes das Secretarias de Saúde e de Educação trabalham juntas nesse planejamento, organizando para que as ações aconteçam sem prejudicar outras demandas de ambas secretarias.
“Nós aqui no PSE/SMS estamos muito felizes, pois o cronograma proposto está sendo executado conforme vemos no monitoramento das ações. Elevando nosso município a um dos poucos que conseguem realizar as ações do Programa no estado”, avalia a coordenação do PSE.
Além de ações de combate ao mosquito Aedes Aegypti (Dengue), o programa desenvolve a promoção de práticas corporais, da atividade física e do lazer; prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; promoção da cultura de paz, cidadania e Direitos Humanos; prevenção das violências e dos acidentes; identificação de educandos com possíveis sinais de agravos de doenças em eliminação; promoção e avaliação de Saúde bucal e aplicação tópica de flúor; atualização vacinal dos estudantes; promoção da saúde alimentar e nutricional e da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; promoção da saúde auditiva e identificação de possíveis sinais de alteração; Direito sexual e reprodutivo e prevenção de IST/AIDS; Promoção da Saúde ocular e identificação de educandos com possíveis sinais de alteração; Prevenção à Covid-19 nas escolas e ainda ações que tratam de saúde mental.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Divulgação/SMS