Saúde: Dia D de Prevenção à Hipertensão é realizado na UBS Maria Bico Doce, no São Félix
Nesta quinta-feira, 27, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Bico Doce, no núcleo São Félix, realizou o Dia D de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial Sistêmica, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenação de Doenças Crônicas, Coordenação de Nutrição e em parceria com a Uniasselvi, que forneceu as palestrantes, estudantes do curso de Nutrição.
A programação contou com palestra sobre hipertensão e sobre prevenção à doença com uma alimentação correta. Um café da manhã saudável também foi servido para os cerca de 200 participantes, entre hipertensos e diabéticos. Houve atendimento médico para renovação de receitas e consultas. Alguns também passaram com nutricionista. Ocorreu ainda sorteio de brindes e um momento religioso.
A coordenadora de Doenças Crônicas da SMS, Lilia Moura, explica um pouco sobre o projeto.
“Estamos trabalhando o tema nas duas últimas semanas deste mês, nas Unidades Básicas de Saúde do município, realizando o Dia D da Hipertensão. São apresentados à população, principalmente aos pacientes hipertensos, palestras sobre alimentação saudável, o conceito da hipertensão, como fazer, como ter essa alimentação saudável”.
O que é hipertensão
Segundo o Ministério da Saúde, a hipertensão é a elevação da pressão arterial acima de 140 x 90, ou 14/9, que é o nível considerado normal. É uma doença silenciosa e tem como sintomas tontura, falta de ar, palpitações, dor de cabeça frequente e alteração na visão.
Entre as principais causas estão obesidade, histórico familiar, estresse, envelhecimento, além de consumo exagerado de sal e maus hábitos alimentares. Entre as complicações que podem ser causadas pela hipertensão estão o Acidente Vascular Cerebral (AVC), infarto e doença renal crônica.
Para prevenir e controlar a doença é necessário manter o peso em nível adequado, diminuir o consumo de sal, praticar atividades físicas de maneira regular, abandonar o cigarro, diminuir o consumo de bebidas alcoólicas e ter hábitos saudáveis de alimentação.
Texto: Fabiana Alves
Fotos: Divulgação