SMS: No dia do homem, conheça os serviços voltados à saúde masculina disponíveis na Atenção Básica
O Dia do Homem, 15 de julho, é comemorado no Brasil desde 1992. A data foi proposta pela Ordem Nacional dos Escritores e desde esse ano, as atenções alusivas a essa data se tornaram cada vez mais crescentes em relação aos cuidados que o homem precisa ter com a saúde, sobretudo após os 40 anos, onde há mais riscos para o câncer de próstata e, dessa forma, é preciso realizar exames anuais para o monitoramento da saúde masculina.
Em Marabá, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dispõem de profissionais capacitados para a saúde do homem, seja realização de consultas, testes rápidos de PSA (Antígeno prostático específico), além das palestras voltadas à saúde do homem, a respeito da importância de manter os exames em dias, para não haver complicações futuras, como câncer.
“A gente tem ampliado, de forma gradativa, esse atendimento dentro da atenção básica, visto que o cuidado é de suma importância, para que a gente passe a fazer esse registro e, quando identificado qualquer tipo de adversidade naquele organismo masculino, seja tratado o quanto antes, pois isso será melhor para ele futuramente” esclarece Helane Moreira, Coordenadora de Saúde do Homem, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
O fluxo de atendimento é feito, a princípio, pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), que fazem essa captação dos pacientes e os direcionam às UBS.
“Aqui na Unidade Básica, o paciente faz a consulta com o médico clínico geral ou enfermeiro e, caso for necessário, o encaminhamento ao urologista, esse paciente é regulado para ser consultado pelo especialista”, descreve o técnico de enfermagem Diego Fernandes, que atua na Estratégia de Saúde do Homem na UBS Mariana Moraes, Km 7.
“A gente sabe que os homens têm um pouco mais de vergonha de se cuidar, mas nas ações a gente sempre fala da importância em ter amor a si mesmo e cuidar da sua saúde”, complementa o técnico.
No caso de alguma neoplasia ou câncer, o paciente é direcionado, via TFD – Transferência Fora do Domicílio, a Tucuruí ou Belém. Mas se for caso cirúrgico mais leve, o procedimento pode ser feito no Hospital Regional de Marabá, onde há parceria com a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa/PA).
“Atualmente, nós temos 4 profissionais urologistas na rede em Marabá, no Centro de Especialidades Integradas (CEI) e no Hospital Santa Terezinha, que é terceirizado. Isso se torna algo positivo, pois desafogou bastante a nossa fila de atendimentos necessários com esses profissionais. Além disso, temos na Atenção Básica o pré-natal ‘Pai parceiro’, na UBS Carlos Barreto, em Morada Nova, e iremos ampliar a todas as Unidades a partir deste segundo semestre de 2023”, destaca a coordenadora Helane.
Os atendimentos estratégicos chamaram a atenção de Daniel Maciel, 34 anos, repositor de mercadorias, que ficou feliz em saber que pode se cuidar gratuitamente. Inclusive, ele fez questão de pontuar sobre a relevância em monitorar a saúde e deixar o receio de lado.
“É sempre bom, pois temos que nos prevenir contra as doenças e futuramente não ter nenhum problema em sua saúde. A gente sempre tem um pouco de vergonha, mas a saúde tem que estar sempre em primeiro lugar e procurar se cuidar. E quando a gente vê que tem esse atendimento disponível, é um ponto extra para gente que não tem condição financeira para se tratar e fico muito satisfeito com isso”, explana.
Helane também reitera sobre a parceria que as UBS têm com o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), para que os pacientes mantenham os exames e vacinas disponíveis pelo Centro, em dias.
“Inclusive, neste mês de julho, trabalhamos a campanha ‘Julho Amarelo’ em atenção e prevenção às Hepatites Virais e com isso nós já englobamos sobre esse cuidado ao homem, assim que ele busca a Unidade, para que seja orientado sobre manter atualizada a carteira de vacinação”, frisa a coordenadora.
Texto:Sávio Calvo
Fotos: Paulo Sérgio