Saúde: Do grupo de risco, aposentado de 80 anos, volta para casa curado da covid-19

O comerciante aposentado, Leozário Pereira Cardoso, de 80 anos, é mais um vencedor da luta contra a covid-19. Após ficar internado por uma semana no Hospital Municipal de Marabá (HMM), o idoso voltou para casa, curado da doença para a alegria da família.

Seu Leozário mora no Projeto de Assentamento (PA) Jussara, localizado na região do Rio Preto, com a esposa, dona Francisca da Silva, e um dos oito filhos. Foi lá que o aposentado começou a reclamar sobre a falta de ar. Com o histórico de hidrocefalia, desenvolvida há cinco anos, e diabético, o idoso foi levado pelo SAMU ao hospital.

“Ele é acamado, não anda. Quando chegamos ao hospital fizeram os exames, daí ele tava com a saturação baixa e a glicose alta. O teste rápido da covid-19 deu positivo e o médico achou melhor ele ficar internado. Ele precisava de oxigênio”, explica Euremice Cardoso, uma das filhas.

Euremice disse ainda que o diagnóstico de covid-19 foi uma surpresa para a família, até porque nenhum outro familiar havia sentido os sintomas. “Foi uma sensação muito estranha. Ficamos surpresos e com medo né?!, pelo o histórico de saúde dele”, afirmou a servidora pública.

Embora tenha a saúde fragilizada, seu Leozário reagiu bem ao tratamento e conseguiu vencer a covid-19. No último dia 05 de junho, deixou a cidade e voltou para casa na zona rural, onde se recupera aos cuidados da esposa e do filho.

Arquivo da família

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Divulgação Família

Acessibilidade