Saúde: Domingo marcado por vacinação em drive-thru

Neste domingo, (17), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou a vacinação da 3° Fase da Campanha Contra Gripe (Influenza A H1N1) em sistema drive thru, a fim de evitar aglomerações.

A imunização aconteceu em seis pontos diferentes. Com isso, a SMS conseguiu realizar 1824 doses da vacina, considerado um dado positivo pela coordenadora da equipe ExtraMuro da SMS, Cynthia Pombo, já que a movimentação de veículos foi intensa em todos os locais.

“Foi um sucesso, acho que a população tem buscado se conscientizar mais sobre a importância da vacinação, principalmente neste tempo de pandemia. Tiveram muitas crianças levadas pelos pais, alguns idosos que ainda não haviam se vacinado e professores também compareceram”, comentou.

Ainda segundo a coordenadora, diante do novo decreto estadual, que determina lockdown em Marabá, por causa da pandemia do novo coronavírus, a SMS está estudando novas estratégias para atender de forma segura as pessoas que ainda não conseguiram se imunizar contra a gripe, no domingo. “Logo, logo, vamos divulgar as novas estratégias para atender o máximo de pessoas possíveis”, explica Cynthia.

O público-alvo desta fase da campanha que deve se estender até o dia 05 de junho, são professores, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes, puérperas (mães no pós-parto até 45 dias) e pessoas com 55 à 59 anos.

Vale ressaltar que é necessário levar documentação que comprove o exercício da função de professor, para as puérperas, comprovando o parto recente e aos demais, que testifique a idade.

A vacinação ocorreu nos Postos Montana (Folha 29 e Rodovia Transamazônica); Posto BMK,  entrada da Velha Marabá; Posto MCA, na esquina da Avenida Antônio Vilhena com José Bandeira, no Laranjeiras; Auto Posto HM, na Avenida Contorno do KM 02, Bairro São Félix 2; e no Supermercado Líder, na Avenida Transamazônica.

A enfermeira Cynthia Mendes informa que a meta é que sejam imunizadas 27 mil crianças durante o período, já que as duas primeiras fases da campanha tiveram as metas superadas. Na primeira etapa foram vacinados 14.594 idosos, superando a expectativa de 13.330 imunizados. A segunda etapa vacinou mais de 4 mil profissionais de saúde, também superando a meta pré-estabelecida.

Veja outras fotos: 

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Divulgação SMS

Acessibilidade