Saúde/Educação: Conexão PSE leva brincadeiras e ações educativas para mais de 700 alunos da Marabá Pioneira
Pingue-pongue, pescaria, xadrez gigante, pintura e ações educativas abordando saúde bucal, com entrega de kit, alimentação saudável e obesidade foram algumas das atrações que tomaram conta da quadra do Ginásio Osorinho, na Marabá Pioneira. O Conexão PSE (Programa Saúde na Escola) reuniu 775 estudantes das Escolas Plínio Pinheiro e José Mendonça Vergolino e dos Núcleos de Educação Infantil Arco-íris e Deodoro de Mendonça, com o tema “Uma escola com + saúde para aprender, sacou?”.
A ideia do Conexão PSE surgiu a partir do evento de comemoração dos 15 anos do programa em Marabá, que aconteceu na Praça São Francisco. Segundo Tarcilene Varela, coordenadora do PSE, explica que o intuito agora é fazer com que a programação seja fixa para celebrar as ações durante o ano.
“Nós pensamos em dar continuidade ao evento, realizar as ações do PSE e mostrar para a comunidade que o PSE existe, como faz bem, levando educação e saúde para os alunos. Todo ano, acontecerá o Conexão PSE para culminar com todas as ações que realizamos no ano. É muito importante porque eles podem mostrar para a gente o que eles recebem durante o ano de ações de saúde. É muito importante a gente enxergar o serviço que as Unidades de Saúde realizam durante o ano nas escolas”, ressalta.
Todas as quatro unidades de ensino que participaram do Conexão PSE, fazem parte do programa por meio da Unidade Básica de Saúde Demósthenes Azevedo que, com suas equipes, executa as ações juntos aos estudantes durante todo o ano.
Rosângela Martins é gerente da UBS Demósthenes Azevedo e foi a responsável por mobilizar a participação das escolas. Para ela, o momento é de agradecer pelas parcerias para a realização do projeto.
“É uma grande satisfação estar aqui hoje. É uma culminância de tudo o que fizemos durante o ano e só temos a agradecer a Deus e à gestão municipal, que sempre nos apoia nessas ações, à Secretaria de Educação e à Secretaria de Saúde, que conseguiram construir essa conexão que deu nome ao evento. A gente está muito feliz por, de fato, essa conexão acontecer”, agradece.
Rauany Barros tem 10 anos e está no 4º ano do ensino fundamental na Escola José Mendonça Vergolino. A estudante aproveitou bastante as atrações.
“Estou achando bem legal, bem educativa. É bem legal estar aqui, fazer amizade, conhecer outras pessoas”, afirma.
Quem também aproveitou bastante a programação do Conexão PSE, foi Keilianny Furtado, 10 anos, que está no 4º ano, na Escola José Mendonça Vergolino.
“Eu fui na saúde bucal, pintura, xadrez, nas frutas e vou no pingue-pongue. É muito legal, adorei fazer isso tudo”, comenta.
A programação contou ainda com bicicletada feita pelos estudantes, que teve início na Z-30 e finalizou na Avenida Antônio Maia. Além disso, a banda da Fundação Casa da Cultura de Marabá (FCCM) embalou a programação com bastante música. Os alunos ainda receberam um lanche. Já as escolas receberam kits esportivos, alguns com uniformes para prática de futebol.
O vice-prefeito de Marabá, Luciano Dias, esteve presente no Conexão PSE e ressaltou a relevância do programa, que passou por ampliação nos últimos anos.
“O PSE é um programa que busca a interação entre Saúde e Educação. A gente vem ampliando ano a ano o trabalho do Programa Saúde na Escola, um mérito da Secretaria de Saúde. Desde 2017 para cá, a gente vem subindo um degrau a cada ano, aumentando ainda mais. A gente pretende ampliar ainda mais o PSE. Saúde e educação são os pilares da nossa vida hoje e esse programa busca a interação dessas duas bases”, destaca.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Paulo Sérgio Santos