Saúde: Educação Permanente do HMM proporciona bons resultados no atendimento à população
Educação Permanente em Saúde do Hospital Municipal de Marabá (HMM) realiza mais de 100 ações em 2023, incluindo capacitações, palestras, cursos e treinamentos aos servidores
A coordenação de Educação Permanente em Saúde do Hospital Municipal de Marabá (HMM) comemora os bons resultados obtidos com as ações em 2023. Foram mais de 100 ações entre palestras, cursos, capacitações, eventos comemorativos e treinamentos de servidores de todos os setores da casa de saúde.
As ações educativas são um ponto forte da instituição que se intensificou desde o início da pandemia da Covid-19 com o trabalho sendo realizado, até de forma remota, muitas vezes. O objetivo é preparar melhor os servidores em saúde que estavam à frente do atendimento aos pacientes.
“Desde o Covid-19 temos reforçado essas ações educativas. Desde então, temos efetuado de forma mais incisiva esse preparo e temos apurado resultados cada vez mais positivos. Esse ano, obtivemos muito apoio da gestão, direções e coordenações, o que tornou o ano de 2023 muito produtivo, tanto em ações, eventos comemorativos, quanto em treinamentos , portanto, fechamos o ano com chaves de ouro”, frisa a enfermeira Nylane Valente, Coordenadora de Educação Permanente do HMM.
A Educação Permanente em Saúde hoje usa estratégias mais modernas de ensino, substituindo o modelo tradicional, passivo de ensino, inserindo novas estratégias de aprendizagem favorecendo a participação e colaboração de todos, servidores, gestores e também usuários, os quais também estão envolvidos em seu próprio processo de cuidado. Essa forma integrativa de assistência beneficia a autonomia do paciente.
“A Educação em Saúde fornece subsídios a equipe para atuar de forma segura e humanizada,garantindo atendimento de qualidade ao usuário do SUS. Estamos na reta final do ano e seguimos com os treinamentos,essa semana tivemos treinamento prático de Eletrocardiograma e teremos sobre atualização em feridas e curativos”, revela Nylane.
O trabalho de capacitação, em muitos casos, é realizado in loco nos próprios setores. Isso ocorre em razão das equipes encontrarem-se atarefadas no setor, muitas vezes. Esta estratégia é utilizada com o intuito de não atrapalhar a rotina dos profissionais.
Nylane Valente explica sobre a necessidade do planejamento de ações da Educação Permanente rm Saúde. “Com o objetivo de planejar as ações, nós, coordenadores, nos reunimos e apresentamos as necessidades do hospital naquele momento. Então, preparamos algo que solucione ou amenize o problema e organizamos um momento de ensino-aprendizagem acerca da problemática. A equipe multiprofissional nos auxilia muito com isso; médicos, fisioterapeutas, enfermeiros, fonoaudiólogos, enfim, todos contribuem para que a atuação das equipes seja cada vez melhor”.
Como desafio para 2024, a equipe pretende desenvolver práticas de aprendizado comprometidas com o acolhimento, respeito e humanização, considerando a diversidade e a pluralidade da população que procura o atendimento no Hospital Municipal de Marabá.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Paulo Sérgio e Divulgação HMM