Saúde/Educação: “PSE vai à praia” realiza orientações e serviços de saúde na Praia do Tucunaré
Quem aproveitou o domingo de sol para ir à Praia do Tucunaré pôde contar com uma ação realizada pelo Programa Saúde na Escola (PSE), fruto da parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e a Secretaria Municipal de Educação de Marabá (Semed), em conjunto com a Ação Extra Muro da SMS. O “PSE vai à praia” acontece nos dois últimos finais de semana de julho e tem como objetivo levar orientações e serviços de saúde ao principal balneário da cidade.
A iniciativa leva aferição de pressão arterial e medição de glicemia, além de palestras sobre higiene bucal e orientação sobre alimentação saudável, tendo como objetivo atingir o público infantojuvenil que frequenta a praia, seus pais e familiares.
Segundo Tarcilene Varela, Coordenadora do PSE pela SMS, a ideia da ação na praia surgiu a partir de uma reunião em que percebeu-se a necessidade de executar atividades junto ao público-alvo do programa também nas férias.
“Dessa vez, a gente reuniu e disse: ‘Vamos atrás desses estudantes’ porque a saúde não para, a educação não para. Então, a gente veio até onde estão os educandos”, destaca a coordenadora.
O trabalho na praia neste domingo contou com cerca de 14 profissionais, entre enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnica em higiene bucal, agentes comunitários de saúde, odontólogo e nutricionista.
Os agentes comunitários de saúde foram importantes, pois realizaram a abordagem por toda a praia chamando os banhistas a irem até o ponto de realização do programa.
Uma das orientações repassadas pelo “PSE vai à praia” é referente à higiene bucal e a escovação correta. Quem participa da palestra ganha um kit composto por escova, fio dental e creme dental. As crianças também recebem aplicação de flúor e orientação prática sobre como deve ser feita a escovação.
Monalice Tavares é de Eldorado do Carajás e esteve na Praia do Tucunaré a passeio com o filho Heitor, de 3 anos, que ganhou o kit de higiene bucal. Ela faz sua avaliação sobre a ação na praia.
“Eu achei muito interessante, ensinando como escovar porque a maioria das pessoas não sabe o correto sobre escovação. Às vezes, a gente acha que sabe, mas não sabe. Medi a pressão e a glicemia e está tudo certo”, conta.
A dupla Kevin Gabriel Ramos, 8 anos e Hillary Santos, 5 anos, participou da palestra sobre higiene bucal e saiu com seus kits em mãos.
“Eu achei muito bom. Aprendi sobre as comidas saudáveis. Aprendi sobre a escova e o uso do fio dental. As pessoas daqui são muito legais”, ressalta Kevin.
Já Hillary, tem bastante escovas para colocar em prática o que aprendeu na tenda do PSE. “Eu aprendi como escovar com a escova. Eu ganhei duas escovas e tenho três escovas agora, uma em cada dia”.
A equipe do programa também orienta a respeito da obesidade infantil, realiza a antropometria, que consiste na medição da altura e do peso, orienta em relação à alimentação saudável e proporciona também a prática corporal, com o basquete no copo. Após a participação nessa palestra, eram entregues a salada de frutas e água às crianças e responsáveis.
Mayara Vieira é nutricionista do PSE. Para ela, é importante levar a ação para perto do público em um ambiente como a praia. Ela explica quais são as orientações repassadas aos participantes.
“Hidratação, que é muito importante, principalmente nessa época do ano; beber água, tomar suco, água de coco. Então, a gente trouxe essas orientações para eles; priorizar o consumo de frutas e a gente também faz uma apresentação da alimentação, o que eles têm que priorizar, o que tem que evitar, o que devem comer, trazendo muita informação para essas crianças”, relata.
Quem gostou das palestras foi Tatiane Ramos, que também é de Eldorado do Carajás e estava aproveitando o cartão-postal de Marabá.
“É bacana conscientizar as pessoas. Eu acho legal isso. Gostei da nutricionista falando o que pode e o que não pode consumir, que a gente tem que ingerir bastante água. Muito bom também, tem que proteger os rins porque fazer hemodiálise é muito chato. Teve a nutricionista, a higienização bucal, gostei, a gente já leva o kit para casa também. Muito bom”, frisa.
Outro serviço importante disponibilizado pela ação é a equipe de Urgência e Emergência composta por enfermeira e técnico de enfermagem para atender os banhistas em caso de necessidade.
O “PSE vai à praia” iniciou no sábado, dia 22, atendendo 150 crianças. No domingo, 23, a movimentação foi grande. A programação continua no próximo final de semana, com o objetivo de atender cerca de 500 pessoas.
Para Cinthia Pombo, Coordenadora da Ação Extra Muro da SMS, a parceria com o PSE é importante por mobilizar iniciativas de saúde onde a população está no veraneio.
“É muito importante porque no final de semana, no verão, o público procura esse ambiente. Às vezes acontece de alguém precisar, a questão da insolação, acaba trazendo algum desconforto à saúde, e a gente estar presente aqui nesse espaço, onde a família está presente durante o dia inteiro. É muito importante a prefeitura se fazer presente nesses momentos onde a família busca um lazer”, pontua.
O PSE surgiu em 2007 em Marabá e atua com palestras e outras atividades relacionadas à saúde, que são realizadas por temáticas, junto aos estudantes da rede pública de ensino da cidade.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Karoline Bezerra
Drone: Sérgio Barros