Saúde: Em parceria com a Prefeitura, Carreta do Hospital de Amor de Barretos faz atendimento em Marabá

Seu Osvaldo Ferreira chegou cedo para o atendimento na carreta do Hospital de Amor de Barretos, estacionado na frente da Secretaria de Saúde. Ele é um dos 40 homens, cadastrados e selecionados, para fazer a coleta de sangue para exame do PSA, preventivo contra o câncer da próstata.  “Está dando certo, pois quem vem atrás de um objetivo desse tem que deixar o nervosismo em casa pra dar tudo joia com a saúde. Já fiz vários exames, HIV, sífilis, hepatite e fiz também a coleta do PSA”, disse.

Dona Benedita Félix, de 59 anos, também não perdeu tempo e fez a coleta para o exame de PCCU, preventivo contra o câncer de útero. Ela também fez outros exames como o diabetes, hepatite, HIV e mediu a pressão arterial. “Aqui fiz o PCCU, fiz o diabetes e o teste rápido de HIV, hepatite e pressão. Aqui é muito bom, achei ótimo, aqui sendo excelente, não podemos dar sorte ao azar, temos que fazer e acreditar que tudo vai dar certo”, relatou.

A carreta do Hospital de Amor de Barretos esteve pela segunda vez em Marabá, em parceria com a Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS). Ao todo, 60 mulheres e 40 homens, foram selecionados para fazer o preventivo de câncer do útero nas mulheres e câncer da próstata nos homens. Também foram feitas ações paralelas para realização de exames de HIV, sífilis, hepatites, pressão arterial, orientações médicas entre outros.

Os pacientes também puderam fazer corte de cabelo, maquiagem e sobrancelhas, assim como atendimento de enfermagem com acadêmicos da Faculdade Carajás, atendimento médico com alunos do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará. O centro de testagem e aconselhamento também foi parceiro da ação.

De acordo com Angélica Rangel, da coordenação do Hospital de Amor de Barretos em Marabá, a carreta atende municípios que realizam parcerias de doações para o Hospital. Em Marabá são realizados eventos com objetivo de arrecadar fundos para o a instituição.

Segundo ela, já foram encaminhadas para atendimento e tratamento no Hospital de Amor de Barretos 121 pessoas da região de Marabá. “Temos realizados diversos eventos do Hospital de Amor de Barretos. Se o resultado for positivo das coletas realizadas hoje, nós encaminhamos até ao hospital para atendimento e tratamento, tudo gratuitamente” afirmou.

A carreta seguiu para outros municípios da região.

Texto: Victor Haôr

Fotos: Paulo Sérgio dos Santos

ACESSIBILIDADE
X