Saúde: Envio feito pelo Estado de testes rápidos para leishmaniose canina não supre demanda

Vacinação antirrábica também não aconteceu em 2019 por falta de vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde

Atualmente o Centro de Controle de Zoonoses está com falta de teste rápido para detectar leishmaniose em animais, isso acontece porque no CCZ a quantidade de kits de testes rápidos enviada pelo Estado, no decorrer de 2019 e início deste ano, não corresponde a demanda do município.

Segundo gerente do CCZ, o veterinário Nagilvan Amoury, por mês são pedidos em torno de 1.200 testes para leishmaniose visceral, mas o Estado envia uma média de 400 unidades. Esse material é priorizado para os inquéritos caninos, ou seja, para àquelas áreas onde são confirmados casos da doença em humanos.

O gerente do CCZ observa ainda que não há prazo para essa situação se regularizar, já que o Governo Federal está com problema de envio desse e de outros suprimentos (vacinas e soros) para os Estados e, consequentemente, não há como a Secretaria Estadual de Saúde suprir a necessidade de imediato.

Diante dessa situação, Nagilvan recomenda a prevenção. As pessoas devem passar repelente em seus animais, de acordo com a prescrição de cada tipo de material (líquido, coleira) e, em caso de suspeita de doença no animal procurar auxílio de um veterinário no CCZ ou em clínicas particulares, onde inclusive podem ser encontrados o teste rápido e sorológico, bem como o repelente.

Campanha Antirrábica

E por falar em falta de suprimentos encaminhados pelo Ministério da Saúde, em 2019 o CCZ não promoveu campanha antirrábica, que geralmente acontecia até o mês de novembro de cada ano,  devido à falta de vacinas. Desde 2006 a vacinação de cães e gatos é obrigatória em Marabá, depois de um surto que matou mais de 70 cães em poucos meses. No entanto, até o momento, não há previsão de que essa vacinação aconteça em 2020. Uma boa notícia é que felizmente não há ocorrências dessa zoonose em Marabá há cerca de cinco anos.

Castração 

Para fazer o controle populacional de cães e gatos em Marabá, o CCZ está fazendo cirurgias de castração, inclusive está sendo construído um bloco cirúrgico no centro. Para realizar a castração do seu pet é preciso fazer o agendamento com antecedência, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, com comprovante de residência e entrar na lista de espera.

Serviço: 

O Centro de Controle de Zoonoses está localizado na Avenida 2000, S/N, Belo Horizonte.

Texto: João Batista
Foto: Arquivo 

 

Acessibilidade