SAÚDE: ESPECIALISTAS DISCUTEM POLÍTICAS SOBRE DROGAS
“Nós temos de nos preocupar com o outro, nosso vazio individual não nos leva a lugar nenhum, não podemos enxergar o ser humano com problemas com álcool e outras drogas como alguém fora do nosso meio, precisamos enfrentar esse problema com muita responsabilidade pois existe o elemento humano acima de qualquer decisão que possamos tomar hoje”.
Com estas palavras o secretário municipal de saúde Marcone José dos Santos abriu o Encontro Regional Políticas Sobre Drogas e Formação em Redução de Danos e Direitos Humanos, promovido pela secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Pará em parceria com a prefeitura de Marabá.
A abertura oficial do encontro ocorreu no auditório da escola Anísio Teixeira na Cidade Nova e reúne técnicos em saúde pública, enfermeiros e especialistas de Marabá e outros 23 municípios da região sudeste do Pará. O público alvo além dos profissionais que atuam com pessoas com algum tipo de dependência química o evento também é voltado para usuários dos CAPS e que estão inseridos em algum programa de inserção social.
O jovem U.A, de 22 anos, é dependente químico e procurou ajuda no CAPS II, hoje ele se emociona ao falar de sua dificuldade em abandonar o vicio e agradeceu a ajuda que recebeu no CAPS, “quando estamos na pior ninguém te ajuda”, enfatizou ele.
Geraldo Barroso, diretor da 11ª Regional de Saúde destacou que o encontro é uma oportunidade de discutir essa problemática e apresentar propostas para combate-la, “aqui é uma troca de experiências, de ensinar, de respeitar e a conviver com as divergências”.
O seminário que abre os 4 dias de discussão contou com uma apresentação do grupo “Pirei na Cena” formado por usuários e servidores do CAPS. Nos dias 23, 24 e 25 acontecem oficinas e cursos direcionados aos técnicos em saúde públicas das redes municipal e estadual.