SAÚDE: FARMÁCIAS DOS POSTOS DE SAÚDE ESTÃO REABASTECIDAS COM NOVOS MEDICAMENTOS

Todas as farmácias das 12 unidades de saúde da zona urbana, além dos centros de especialidades e o HMM já foram abastecidas e agora irão atender também as unidades da zona rural do município.

Servidores da secretaria de saúde iniciaram a semana reabastecendo as farmácias das Unidades Básicas de Saúde (UBS) com medicamentos que estavam em falta durante a semana que passou. De acordo com Adriano Alves responsável pelo almoxarifado e distribuição de materiais ao HMM e postos de saúde, o problema no atraso foi ocasionado pela logística de transporte das empresas fornecedoras, inclusive com o fechamento de rodovias em razão da paralisação dos caminhoneiros em todo país.

As unidades de saúde dos bairros Francisco Coelho e Santa Rosa no núcleo da Marabá Pioneira foram as primeiras a serem atendidas com medicamentos que estavam em falta. Nesta quinta-feira (24) as equipes se deslocaram para as Unidades Básicas de Saúde Maria Bico Doce no núcleo São Félix e Carlos Barreto em Morada Nova.

A dona de casa Delma Ferreira da Silva levou a receita até a farmácia da própria UBS onde foi consultada e já saiu de lá com toda medicação solicitada pelo médico. Seu Genival Rodrigues Carvalho, morador do bairro de São Félix há 30 anos, também estava na fila aguardando atendimento na UBS Maria Bico Doce. Segundo ele, toda vez que procura atendimento é sempre muito bem recebido pelos servidores e já sai com a medicação. Marinalva Costa diz que precisa vir à UBS praticamente toda semana e sempre encontra médico e os medicamentos à disposição.

De acordo com Adriano Alves, todas as farmácias das 12 unidades de saúde da zona urbana, além dos centros de especialidades e o HMM já foram abastecidas e agora irão atender também as unidades da zona rural do município.

         
ALTA DEMANDA

Adriano explica que a demanda vem aumentando a cada ano, em razão do atendimento de usuários de outros municípios que procuram as unidades de saúde de Marabá todas as semanas. Além disso, o uso de medicamentos psicotrópicos, para usuários atendidos pelos CRAS, também aumentou consideravelmente, segundo ele o aumento praticamente duplicou nos últimos meses.

O atendimento às UBS com os medicamentos vem sendo gradativamente normalizado. Ainda esta semana os remédios estarão à disposição da população em todas as farmácias da rede municipal.

 

Acessibilidade