Saúde: Campanha Fevereiro Roxo realiza Dia D na UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23
Na tarde desta segunda-feira, 20, a Coordenação de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou mais um Dia D da Campanha “Fevereiro Roxo”, de conscientização sobre fibromialgia e lúpus. Dessa vez, a programação chegou à Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23.
A ação contou com palestra ministrada por estudantes do Grau Técnico, do curso Técnico em Enfermagem. Laisla Santana, estudante do terceiro módulo do curso, explicou a importância da campanha e fez apresentação das informações sobre as doenças e também sobre os encaminhamentos na rede de saúde.
“É uma felicidade muito grande estar aqui porque tem pessoas que não têm conhecimento sobre o Fevereiro Roxo, sobre fibromialgia e lúpus, então é muito importante vir até aqui, passar essas informações para as pessoas, mostrar para elas como podem receber o devido tratamento, conhecer os sintomas e pedir a devida ajuda”, explica.
Pollyana Matos foi diagnosticada com lúpus há nove anos. Ela ficou surpresa com a programação na UBS. Na ocasião, ela também ficou informada sobre as carteirinhas que garantem prioridade em atendimentos e estacionamento prioritário a quem tem lúpus e fibromialgia, emitidas pela SMS e pelo Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DMTU). Ela parabeniza a programação.
“Eu acho importante porque são poucas pessoas que conhecem o lúpus. A gente vê realmente que é uma doença nova, muitas pessoas não conhecem. Fiquei surpresa, de verdade, em ver o pessoal demonstrando o que a pessoa sente, quais os sintomas, tratamento a ser feito”, destaca.
O Dia D também ocorreu nesta segunda-feira na UBS Mariana Moraes, no bairro KM-7. A programação segue nas UBS da zona rural até o final do mês. A Coordenadora de Doenças Crônicas da SMS, Lilia Moura, pontua que os Dias D tem alcançado o objetivo proposto pela campanha.
“Acreditamos que estamos atingindo a meta, por mais que seja o início da campanha. Sabemos que essas doenças ainda são pouco faladas, disseminadas, mas a gente percebe que alguma pessoa aqui, acolá já conhece, levanta a mão, que já ouviu falar sobre fibromialgia e lúpus. Mas o importante é que a gente está conseguindo disseminar mais informações sobre essas doenças dentro de Marabá”, afirma.
Confira a programação da campanha “Fevereiro Roxo” aqui
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Sara Lopes