Saúde: Gripe ou Covid-19, como saber?
Com o aumento do número de casos de Covid-19, muitas pessoas voltam a ter dúvidas ao sentir os sintomas. É gripe ou Covid-10? Com os sintomas parecidos com os da síndrome gripal, é importante saber a diferença e quando se deve procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou o Hospital Municipal de Marabá (HMM).
“São sintomas parecidos, quase idênticos. Covid vai ter um sintoma que é mais forte, que é o desconforto respiratório e um cansaço maior. As síndromes gripais não costumam dar esse desconforto todo”, explica Fernando Gomes, coordenador do Departamento de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
A maior parte das infecções por Covid-19 ou gripe apresentam sintomas leves que podem ser aliviados em casa sem nenhum tipo de tratamento específico, sendo apenas recomendado ficar de repouso e beber bastante líquido.
No entanto, é recomendado consultar um clínico geral quando os sintomas são mais intensos. Como febre alta, acima de 39 graus, dor muscular intensa e generalizada, sensação de falta de ar e dor no peito.
Os pacientes devem se dirigir às UBS e um médico analisará a necessidade de realização do Teste Covid. O HMM só deve ser procurado em casos graves, em que há urgência e dificuldade de respirar.
Os sintomas da Covid-19 costumam ser mais duradouros, enquanto os da gripe costumam durar no máximo uma semana. A tosse em casos de Covid-19 tende a ser mais persistente, assim como o cansaço se torna mais comum e agudo em virtude da dificuldade para se respirar.
Ambas as doenças costumam vir acompanhadas de dor de cabeça e no corpo, assim como dor de garganta. No entanto, os sintomas como nariz entupido são mais frequentes na gripe do que na Covid-19.
Independente de qual for a doença, deve-se sempre adotar medidas de higiene para evitar a transmissão dos vírus da COVID-19, da gripe ou resfriado. Por isso, em caso de sintomas deve-se usar máscara, lavar as mãos e aplicar álcool gel com frequência, além de evitar contato próximo com outras pessoas.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom