Saúde: Hemopa faz campanha de doação de sangue para o Dia das Mães
Em maio, o Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realizará diversas campanhas de incentivo a doação de sangue na região. De 9 a 13 de maio será realizada a campanha de doação de sangue para o Dia das Mães. A Campanha é aberta à comunidade local. Você poderá participar realizando a doação, de 7h às 13h.
As ações continuam no dia 14, em parceria com o Grupo Vida de Canaã dos Carajás. Alguns grupos vêm de micro-ônibus para participar da campanha e a unidade terá o horário de atendimento estendido das 7h às 19h.
No dia 21 de maio outra campanha está sendo organizada em parceria com a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa). A meta é vacinar pelo menos 80 alunos da instituição. Neste dia, o atendimento também será estendido até as 19h. Outra campanha está sendo organizada para o dia 2 de julho no Hospital Municipal de Marabá (HMM), com o objetivo de realizar a coleta de sangue dos servidores públicos do município em geral.
Durante esses dias, o Hemocentro também continua aberto para a população em geral. O hemocentro funciona de segunda a sexta das 7h às 13h. A doação de sangue dura em torno de 20 minutos. “Você faz o cadastro na recepção, passa por uma análise clínica com um enfermeiro, responde a um questionário e depois vai para a sala de coleta do sangue”, explica a assistente social do Hemopa Marabá, Diana Ferreira.
Na quinta-feira, 28, Antônio Rodrigues, 32 anos, veio de Parauapebas com mais 5 amigos para realizar a doação de sangue. Ele já fez a doação tantas vezes que perdeu a conta. “Foram mais de 10 vezes. Sempre venho a Marabá doar ou então quando tem campanha e o Hemopa se desloca a Parauapebas. Para mim é um grande prazer”, comenta.
A igreja adventista que ele congrega também participa de algumas campanhas em parceria com o Hemopa. “Todos podemos precisar um dia. Hoje eu estou doando, amanhã posso precisar. Para fazer o bem só precisamos de boa vontade e solidariedade”, completa.
Além da satisfação de salvar vidas, quem realiza a doação de sangue também é contemplado com uma série de exames para avaliar a própria saúde, como teste de glicemia, HIV, hepatite, malária, hemofilia, além de exame de pressão e a tipagem sanguínea.
Para doar sangue é necessário ter entre 16 e 69 anos. Menores de 18 necessitam da companhia do responsável legal. É preciso também ter mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Também é necessário levar documento de identificação original com foto. Antes da doação recomenda-se tomar um café da manhã reforçado. Após a doação é entregue um pós lanche para o doador, com sanduíche natural, fruta, sopa e suco.
“Eu nunca tinha doado, mas comecei o curso de enfermagem e desde então realizo a doação a cada 6 meses. Gosto de ajudar o próximo. Doar sangue é sensacional”, descreve o padeiro David Rodrigues, 33 anos.
Gestantes, quem teve hepatite, doença de chagas, gripe ou febre a mais de 15 dias, sofre de epilepsia, ingeriu bebida alcoólica nas últimas 12h, ou teve uma noite de sono inferior a 6h não pode doar. Após a doação recomenda-se ingerir bastante líquido, não fazer exercícios físicos pelo resto do dia, não fumar por pelo menos 2 horas.
O cadastro para a doação de Medula Óssea também é feito no Hemopa. Para se cadastrar é preciso ter entre 18 e 35 anos, não ter diagnóstico de câncer, HIV e doenças autoimunes. O cadastro permanece no sistema até achar alguém compatível e não é feito em Marabá. Caso haja algum paciente compatível, toda a viagem e custos do procedimento são bancados pelo setor público.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio
Galeria: