Saúde: Hospital Materno Infantil realiza Teste da Linguinha nos recém-nascidos
As crianças nascidas no Hospital Materno Infantil (HMI) em Marabá recebem todos os serviços médicos, vacinas e exames que os bebês têm direito, inclusive o Teste da Linguinha que tem como objetivo diagnosticar e indicar o tratamento precoce das limitações dos movimentos da língua, causadas pela língua presa, que podem comprometer as funções de sugar, engolir, mastigar e falar.
O exame da linguinha é necessário para verificar se está tudo bem com os movimentos linguais do bebê. Caso seja detectado algum problema é realizada uma frenectomia, que é uma pequena cirurgia que consiste no corte e retirada do freio, que é uma “prega” fina de tecido fibroso, presente na boca. O exame é realizado pelo Cirurgião Dentista Dr. Gustavo Izaias. Ele explica que, caso não seja diagnosticado é feito o procedimento cirúrgico, pois se não for realizada a cirurgia, o bebê pode sofrer consequências e ter inclusive seu ganho de peso prejudicado devido a dificuldade para alimentar-se.
“Caso constate esse probleminha, de imediato resolvemos já com a cirurgia e o bebê vai para casa com o problema resolvido. E se tiver esse problema, caso não seja detectado antes, o bebê que nasce com a linguinha presa e não tem a oportunidade de fazer a cirurgia, tem como uma das consequências o fato de que este bebê não consegue mamar direito, consequentemente não tem o ganho de peso, pode causar ferimento no mamilo das mães, por isso que é muito importante esse diagnóstico”, explica o Cirurgião Dentista.
No consultório do Dr Gustavo Izaias, no HMI, estava o comerciário Gilson de Sousa Ferreira, que levou o filho para o diagnóstico e não foi necessário se submeter ao procedimento cirúrgico, estava tudo bem com o filho recém-nascido.
“Estou muito feliz pelo atendimento e pelo resultado dos exames que foram feitos aqui. A gente só tem a agradecer à equipe do Materno Infantil. Vamos pra casa, se Deus quiser, tudo bem. Ainda mais sabendo que não teve nenhum probleminha”, agradeceu Gilson Ferreira.
De acordo com o Dr Gustavo Isaias, por mês são diagnosticados em média, 120 recém nascidos com o probleminha da língua presa e que rapidamente é feita a cirurgia ali mesmo no hospital, um procedimento rápido e necessário no bebê recém-nascido.
“Nos bebês que nascem aqui, são feitos todos os testes que eles precisam e a partir de 5 dias é feito o teste do pezinho no postinho. Mas aqui oferecemos tanto o Teste da Linguinha, da Orelhinha, do Coraçãozinho e também os demais exames que os bebês precisam. O da Linguinha é um problema comum, que quando detectado é rápido de ser resolvido e os bebês realmente ganham qualidade de vida com o serviço”, esclarece o cirurgião.
Texto: Victor Haôr
Fotos: Secom