Saúde: HMM agora conta com 9 leitos de UTI com respiradores para atendimento de retaguarda

Ao todo, são 19 leitos (10 com oxigênio e 9 com respiradores) para atendimento na retaguarda, até serem transferidos para o Hospital Regional ou Hospital de Campanha.

A Prefeitura de Marabá adquiriu mais quarto respiradores, com recursos próprios, para reforçar no atendimento dos pacientes acometidos com a Covid-19. A partir de agora, o Hospital Municipal de Marabá vai contar com 19 leitos, sendo 10 de oxigênio e nove leitos de UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) com respiradores, para atender casos mais graves de Coronavírus, enquanto aguardam transferência para o Hospital de Campanha ou Hospital Regional, que é referência no tratamento da doença.

De acordo com o diretor administrativo do HMM, Fabrizzio Goes Bastos, o Hospital conta com duas tendas de triagem, a primeira para atender diagnósticos por síndrome gripal, e caso o paciente não apresente nenhum sintoma, entra para o hospital normalmente para ser atendido. Caso apresente sintomas é atendido na tenda e se for necessário, é direcionado para a segunda tenda de cuidados especiais, conforme a necessidade, sendo orientado retornar para casa ficar em isolamento domiciliar ou ficar em isolamento hospitalar.

“Hoje temos 10 leitos para oxigênio para pacientes moderados, e estamos com cinco montados com respirador e mais esses quarto que chegaram agora e vão dar mais uma força pra gente”, avalia Fabrizzio.

Testagem

O diretor administrativo do HMM também explica que os direcionamentos para pacientes em casos de sintomas são através do Samu (192), das Unidades Básicas de Saúde, ou Hospital Municipal. “Se você tiver um postinho de saúde próximo a sua casa, vá ao postinho, lá todos os profissionais são competentes para fazer o diagnóstico, ou caso necessite vir ao hospital, também temos profissionais prontos a atender”, sublinha Fabrizzio Goes.

Texto e fotos: Secom PMM

Acessibilidade