Saúde: HMM e Hospital Sírio-Libanês iniciam projeto Lean nas emergências

Os consultores ficarão por dois dias no HMM acompanhando o dia a dia dos atendimentos, o trabalho dos médicos, enfermeiros e técnicos.

Representantes do Hospital Sírio-Libanês de São Paulo reuniram-se nesta segunda-feira (10) com diretores do Hospital Municipal de Marabá (HMM), o secretário municipal de Saúde (SMS) Luciano Lopes Dias e diretores da SMS, para dar início oficialmente aos trabalhos em parceria com a casa de saúde da capital paulista.

A primeira reunião de trabalho, no HMM, serviu para apresentação de todo programa da parceria e também apresentação da equipe médica e de diretores do Hospital de Marabá. “Nós conseguimos um convênio com o Sírio-Libanês, através do ministério da saúde. É o projeto Lean nas emergências, programa que foi trazido para os hospitais nas emergências e nós participamos do quarto ciclo do projeto com duração de um ano com visitas de dois consultores do Hospital Sírio destacados para o HMM até completar um ano. E pretendemos melhorar a rapidez e a eficiência do atendimento na emergência do HMM, onde hoje atendemos mais de 20 municípios da região”, explicou Luciano Lopes Dias, secretário municipal de Saúde.

A parceria consiste em ações com os objetivos de reduzir a superlotação nos atendimentos de urgência e emergência, capacitação dos servidores do HMM e uma visita técnica dos consultores do Hospital Sírio-Libanês quinzenalmente. “Para nós em Marabá é uma grande conquista pois fomos credenciados em mais de 100 hospitais e hoje estamos dando o ponta-pé inicial onde o grupo do Sírio-Libanês vem para dentro do hospital para dar uma pequena apresentação e fazer as mudanças necessárias para atender a população local”, comentou Fabrizzio Bastos, diretor administrativo do Hospital Municipal.

Os consultores ficarão por dois dias no HMM acompanhando o dia a dia dos atendimentos, o trabalho dos médicos, enfermeiros e técnicos. Os encaminhamentos dos consultores ficarão com os diretores do hospital para serem adotados pela equipe e farão o acompanhamento da evolução dos serviços melhorando cada indicador e monitorando esse trabalho que será adotado no HMM.

De acordo com o médico Luiz Sérgio Matos dos Santos, diretor técnico do HMM, essa parceria foi um passo gigantesco para melhoria dos serviços oferecidos à população. “Eu vejo como sendo uma evolução gigantesca para o nosso hospital uma vez que isso é um desafio para todos nós e essa parceria, com todos os nossos esforços, vamos garantir que as orientações sejam colocadas em práticas no nosso hospital”, disse.

 

Texto: Victor Haôr
Fotos: Sérgio Silva

Acessibilidade