Saúde: Hospital Municipal oferece atendimento humanizado
Os servidores do Hospital Municipal de Marabá estão dedicados a melhorar o atendimento aos pacientes. Quem busca a Unidade de Saúde já tem sentido a diferença desde a recepção, uma vez que o Hospital utiliza o protocolo mundial de atendimento humanizado, classificado por cores.
Dona Maria Doane Almeida está internada com um problema de pele e seu filho também recebe atendimento no hospital. “Tem sido ótimo todas as vezes que chegamos aqui. Não temos tido dificuldades alguma. Sou bem atendida e assistida por enfermeiras e médicos, graças a Deus”, relata a dona de casa.
A Dabla Santos, mãe da Vitória, de 7 meses de idade, também já notou a humanização no atendimento do Hospital Municipal de Marabá. Vitória está internada, há 7 dias, na ala pediátrica e desde então é com a equipe de profissionais que elas têm contado.
“Toda hora eles vêm no quarto pra saber se ela está bem, se está sentido alguma coisa. Aqui eles se preocupam tanto com a neném quanto comigo. Quando chegamos aqui ela só mamava, mas começaram a introduzir outros alimentos e hoje ela se alimenta melhor, sem falar na estrutura que está boa”, ressalta a jovem mãe.
Essas boas práticas observadas e sentidas pelos usuários do HMM são resultado da política de humanização reimplantada o ano passado no hospital. O serviço é realizado por uma equipe multidisciplinar composta por psicóloga, assistente social e técnicos em enfermagem, que tem focado as ações principalmente nos funcionários. Ao todo, são cerca de 600 servidores entre lotados e plantonistas.
A psicóloga Andreia de Araújo, coordenadora da humanização do HMM, diz que o importante dessa política é valorizar os usuários do SUS, trabalhadores e gestores no processo de saúde, incentivando trocas solidárias entre eles. “A nossa rotina aqui começa na recepção, porque recebemos pacientes que não é clientela do hospital, são dos centros de saúde. Nas palestras orientamos a procurarem os postinhos e explicamos quem são as prioridades e que o atendimento pode demorar um pouco por conta dos casos mais graves”, observa Andreia.
Ela ainda acrescenta que atualmente as reclamações mais frequentes no hospital, tem sido de pessoas classificadas na cor azul. “São aquelas que deveriam ser atendidos nos postinhos de saúde, e que na maioria das vezes aguardam um pouco mais”, explica.
Empatia
Eliana Moreira Brito, diretora técnico-administrativo do HMM, enfatiza que a proposta é trabalhar a autoestima, motivação e capacitação do quadro funcional para a excelência no atendimento à comunidade. Ela sabe que os desafios são grandes, mas os avanços estão acontecendo. Além de reuniões constantes com funcionários, são desenvolvidos projetos como o “Empatia”, onde incentiva o funcionário a se colocar no lugar do paciente; e o certificado de honra ao mérito para servidores mais elogiados pela clientela.
“Ao chegar na casa de saúde o paciente está fragilizado, muitas vezes com dores e é preciso se sentir acolhido. Que o bom atendimento possa levar também consolo as pessoas que estão passando por aquele momento por meio de servidores com palavras positivas, recebendo bem, com educação”, ressalta Eliana.
Entenda o Protocolo de atendimento do HMM
O Protocolo de Manchester é um sistema de triagem que ajuda a organizar em 5 níveis a ordem de atendimentos dos pacientes que chegam ao hospital. Cada cor simboliza o estado em que o paciente se encontra, determinando assim a gravidade do caso, determinando um tempo máximo para que o atendimento ocorra.
Cor | Classificação | Tempo máximo para atender |
Vermelho | Emergência – Existe risco imediato à vida do paciente e ele precisa ser atendido imediatamente | 0 minutos |
Laranja | Muito urgente – Existe risco à vida do paciente e ele precisa ser atendido o quanto antes | até 10 minutos |
Amarelo | Urgente – Não é considerado uma emergência, mas o paciente precisa passar logo por uma avaliação | até 60 minutos |
Verde | Pouco urgente – É considerado um caso menos grave, o paciente pode aguardar atendimento ou ser encaminhado para outro serviço de saúde | até 120 minutos |
Azul | Não urgente – é o caso mais simples, o paciente pode aguardar por atendimento ou ser encaminhado para outro serviço de saúde | até 240 minutos |