Saúde: Janeiro Roxo realiza dia D na UBS Carlos Barreto

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vem realizando a estratégia de um Dia “D” da campanha Janeiro Roxo de combate à hanseníase em Marabá. Na terça-feira, dia 15 de janeiro, a ação aconteceu na UBS Carlos Barreto, em Morada Nova, e nesta quarta-feira (16) foi promovida na UBS do bairro Laranjeiras. Palestras sobre a doença, exame e busca ativa de pessoas em contato com o bacilo de Hansen estão entre as ações.

Com cerca de 200 pessoas em tratamento contra a hanseníase no município. A campanha começou na UBS Liberdade, em virtude da unidade ter o maior número de pessoas em tratamento. Depois foi a vez da UBS Pedro Cavalcante e em seguida na UBS Jaime Pinto. Após concluídas as ações na cidade, o procedimento acontecerá na  zona rural.

Segundo Arithana Barros Silva, coordenadora de Doenças Crônicas na SMS, no Janeiro Roxo acontece uma intensificação da campanha, visto que o ano todo as unidades de saúde do município cuidam dos acometidos pela hanseníase.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Hansenologia (SBH), por ano no Brasil, são diagnosticados cerca de 30 mil casos novos de hanseníase. A doença tem cura, mas o tratamento não pode ser abandonado. Os principais sintomas são manchas claras ou vermelhas na pele com diminuição da sensibilidade, dormência e fraqueza nas mãos e nos pés.

ACESSIBILIDADE
X