Saúde: Julho Amarelo leva palestras sobre hepatites virais e testes para a população
Durante o mês de julho a população de Marabá está recebendo um atendimento prioritário voltado ao combate e prevenção das hepatites virais. A campanha Nacional Julho Amarelo foi lançada pela Prefeitura, no dia 06, com ações nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), de segunda à sexta-feira e na Praia do Tucunaré, aos fins de semana.
De acordo com Katiane Chaves, coordenadora do Centro de Testagem e Aconselhamento e o Serviço de Assistência Especializada (CTA/SAE), o cronograma das ações iniciaram no dia 10. Ao todo, cinco UBS e o Hospital de Guarnição de Marabá (HGUMBA) já foram visitados pelo CTA/SAE. A programação inclui palestras e a realização de testes rápidos. “Estamos realizando uma campanha para prevenir e combater as hepatites virais por meio da informação”, observa a coordenadora.
Na sexta-feira, (12), a ação aconteceu na UBS dos bairros Laranjeiras e Liberdade e no HGUMBA. Segundo a gerente da Unidade de Saúde, Samara Rodrigues, o Julho Amarelo é importante porque fortalece o trabalho desenvolvido por lá. “Nós fazemos um trabalho aqui dando prioridade para as gestantes. Mas a população em geral pode comparecer para fazer o teste”, ressalta a gerente.
A enfermeira Antônia Lima, que trabalha com hepatites virais no CTA/SAE, é a palestrante do assunto. Segundo ela, a população precisa se prevenir da doença, evitando o contágio das Hepatites B e C. As melhores maneiras é o uso de preservativo, nas relações sexuais, e o uso de material perfurocortante individualizado ou esterilizado, no caso de materiais de manicure e de tatuagem. “As pessoas devem tomar esses cuidados e principalmente fazer a testagem porque muitos não apresentam os sintomas e as pessoas só sabem que estão com a doença quando faz o teste”, destaca.
Fatima Costa foi na UBS do bairro Laranjeiras para participar da palestra. Ela já sabe um pouco sobre o assunto, mas sempre busca novas informações. “É muito importante participar. Muita gente não sabe e nem quer se prevenir e é ruim. Eu tenho conhecimento de duas colegas que adquiriram o HIV, por exemplo, e morreram, por isso eu me cuido”, enfatizou a dona de casa.
O teste rápido para Hepatite B e C, HIV e Sífilis é ofertado tanto no CTA/SAE, localizado na Marabá Pioneira, quanto nas ações itinerantes. Atualmente, Marabá tem 705 pacientes cadastrados na região, sendo 83 com o tratamento finalizado e 43 ainda em acompanhamento, os demais são apenas monitorados por não possuíram a carga viral exigida para o tratamento. Outro dado preocupante é o número de gestantes infectadas, 13 foram diagnosticadas com as hepatites virais. Nesses casos, se a gestante tiver acompanhamento adequado, o bebê pode ser infectado no parto.
No último domingo, foram realizados 300 testes rápidos na Praia do Tucunaré, com um novo caso positivo da doença.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos