Saúde: Mais acolhedora, ala pediátrica do HMM já funciona completamente revitalizada
O pronto atendimento da ala de pediatria do Hospital Municipal de Marabá (HMM) já está funcionando totalmente revitalizado. As melhorias aconteceram na área de observação, no consultório, farmácia e banheiro. Os espaços ganharam nova iluminação, pintura com detalhes infantis, melhorias na parte elétrica e no forro.
O ambiente que está visualmente mais acolhedor e humanizado agora conta também com uma sala de emergência denominada “sala vermelha”. O espaço está equipado para os atendimentos dos casos pediátricos mais críticos e realização de procedimentos como curativos, sondagem e pulsões.
A diretora de enfermagem do HMM, Michele Nunes, enfatiza os reflexos da revitalização para o tratamento dos pacientes.
“Toda melhoria e conforto que podemos oferecer para os usuários, principalmente para a criança, tem um grande impacto no seu atendimento, na sua recuperação e na melhoria do serviço em geral. O trabalho nunca é feito por uma equipe só, é feito por um conjunto de profissionais, e vai trazer muita qualidade para os pequenos, mães, hospital e comunidade em geral”, destaca a diretora.
Na parte externa da pediatria do HMM foi criado o espaço de convivência, chamado pelos profissionais de “Espaço Criança”. O local de lazer conta com brinquedos adaptados para crianças pequenas com barra de segurança, cerca, pintura antialérgica, rampa de acesso para cadeirantes e pintura do piso com desenhos lúdicos envolvendo o alfabeto e números. Além do paisagismo com o plantio de uma palmeira e canteiros com plantas floridas.
Fabrizzio Bastos, diretor administrativo do HMM, destaca que os serviços foram pensados e planejados para deixar o atendimento mais agradável possível para as crianças. A revitalização durou quatro semanas e agora se estenderá por outras áreas do hospital.
“Sabemos que o hospital não é agradável para adultos ainda mais para criança, então ficamos praticamente quatro semanas trabalhando para deixar o ambiente mais agradável possível, e próximo de um local de entretenimento, um lugar lúdico, pra que ela possa realmente ter um tratamento mais confortável, essa é a grande importância desse espaço pra gente. Vamos agora reformar a farmácia do hospital e projetando iniciar a cozinha”, pontua Fabrizzio.
Fabrizzio Bastos, diretor administrativo do HMM
Luis Sérgio Matos, diretor geral do HMM, também avalia positivamente as melhorias e observa que a pediatria conta com uma área de observação com capacidade para 10 atendimentos e na enfermaria a expectativa é de aumentar de 14 para 20 leitos, nos próximos dias.
“O estresse de estar no hospital já é ruim por si só, e elas com um espaço deste, dar uma visibilidade melhor, como se tivessem brincando, muito melhor pra recuperação delas. Nós vamos voltar a normalidade, a média de leitos será de 20, para dar melhor assistência”, informa o diretor.
Luis Sérgio Matos, diretor geral do HMM
Médicos e paciente avaliam positivamente as melhorias
Trabalhando há 5 anos na pediatria do HMM, Ludiere Berlamino está feliz com os resultados da revitalização e já sentiu a diferença no primeiro dia de funcionamento.
“Traz mais conforto tanto pra equipe, que aqui está trabalhando, quanto para todos os pacientes, mães. Ficou um ambiente mais acolhedor, elas chegam com menos medo. De certa forma vamos oferecer além do tratamento com medicamento para a doença, um tratamento psicológico para a criança que está enfrentando um momento difícil da vida”, pontua a pediatra.
Ludiere Berlamino
“Ficou sensacional, mais humanizado, não tinha uma sala de emergência pra gente atender, agora tem. É um grande ganho. Para as crianças essa área externa é importante para saírem um pouco e não ficar só dentro do quarto, ficou muito bom”, avalia a médica Cláudia Dizioli Bueno.
Cláudia Dizioli Bueno, médica
Brenda Silva, há 13 dias acompanha a filha Agnes Vitória, de 2 anos, internada no hospital e gostou das mudanças por lá.
“Achei maravilhoso, tá muito diferente do que era. A minha filha ficou mais a vontade, está mais confortável. O parquinho está bem legal, a minha filha já até brincou”, comenta a mãe da paciente.
Brenda Silva e a filha Agnes Vitória de 2 anos
Para o Dr. Geraldo Barroso, diretor da Média e Alta Complexidade da SMS, as benfeitorias na pediatria seguem a política da prefeitura de dar qualidade de vida à população.
“Isso aqui é qualidade de vida! Tanto para o paciente, quanto para nós que trabalhamos no hospital temos de ter um setor igual a este. É uma proposta, um projeto audacioso, mas precisamos elevar o Hospital Municipal de Marabá pra média complexidade até a alta complexidade. Estamos com a responsabilidade em mãos e essa é uma questão de tempo”, pondera o diretor da SMS.
Dr. Geraldo Barroso, diretor da Média e Alta Complexidade da SMS
Na tarde desta segunda-feira, (02), foi realizada a reabertura oficial da ala que passava por reforma. A cerimônia, voltada aos pacientes infantis internados, aconteceu no Espaço Criança, com o direito a pipoca e pintura facial.
A obra de revitalização contemplou ainda o serviço de paisagismo no Espaço Criança. Bem como, um lactário, espaço ligado ao serviço de nutrição do hospital importante em locais com área de pediatria e para pacientes que utilizam dietas enterais, quando são alimentados por sondas. A pintura do HMM foi realizada por agentes da Secretaria Municipal de Viação e Obras Públicas (SEVOP) e idealizada pela arquiteta, Marize Rech.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio