Saúde: Ampliação de horários em cinco UBS’s garante mais atendimento ao público
Desde segunda, 16, algumas Unidades Básicas de Saúde de Marabá estão abertas em horário estendido, nas segundas e quartas-feiras, entre 18h e 22h. As UBS’s são: Centro de Saúde Carlos Barreto, em Morada Nova; UBS Enfermeira Zezinha, na Folha 23; UBS Maria Bico Doce, em São Félix; UBS Jaime Pinto, no bairro Belo Horizonte e USF João Batista Bezerra, no bairro Santa Rosa, Marabá Pioneira.
Um dos objetivos dessa ampliação de horário, segundo Sabrina Aciolly, Diretora de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), é alcançar o público que não tem tempo durante o dia. “A intenção desse horário estendido é justamente dar um atendimento melhor à população, principalmente àqueles que não têm disponibilidade para os horários diurnos. A mulher que precisa realizar coleta de PCCU, por exemplo, não tem tempo, por diversos motivos como trabalho, casa, etc. Então, a partir de agora, essa mulher terá a oportunidade de fazer seus exames, assim como a população em geral”, explica.
Outro objetivo, segundo a diretora, é aumentar os indicadores de atendimento à população do município, pois o Ministério da Saúde baseia-se nessa estatística de cada cidade. “Com esse atendimento estendido, a gente consegue alcançar mais usuários e também aumentamos esses índices de saúde para Marabá”, relata.
Luciene Vasconcelos, gerente da UBS Enfermeira Zezinha, localizada na Folha 23, expõe que assim como na parte do dia, os atendimentos continuam completos nesses horários, com vacinação, consultas médicas e com enfermeiros, além da farmácia.
“A demanda é livre para as vacinações e atendimentos em geral. Nossa equipe irá atender quantos vierem. Estamos alcançando um público bem legal. E como nós dispomos de todos os atendimentos, tem bastante gente nesses horários”, ressalta.
Um dos atendidos, o pintor José Arimateia da Silva, 58 anos, afirma gostar de ir neste horário.
“É legal e mais tranquilo ter um atendimento nesse horário. Eu vim pegar resultado de exames e ainda fiz um curativo. Fui atendido bem rápido. O doutor e a enfermeira me trataram muito bem aqui”, revela.
Texto: Sávio Calvo
Fotos: Sara Lopes