O plenarinho da Câmara Municipal de Marabá recebeu nessa quarta-feira (4), o 1º Encontro Regional de Gestores do Polo Carajás sobre Saúde do Trabalhador. Evento, que teve como objetivo discutir políticas referentes a saúde do trabalhador dentro do ambiente de trabalho, é promover parcerias interinstitucionais em todas as esferas de gestão.

O encontro foi organizado pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) e contou com a participação dos 17 municípios convidados da região do Itacaiunas e Tocantins. “É a primeira vez que esse encontro acontece. Convidamos todos setores ligados a saúde para essa discussão, coordenadores de vigilância em saúde do trabalho, diretores , secretários”, explicou a coordenadora do Cerest Regional, Aline Martins.

A programação do evento contou com discussões sobre as Políticas Nacional de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora (PNSTT), de Vigilância em Saúde (PNVS), de Atenção Básica (PNAD), aspectos legais do SUS, sobre a parceria entre Ministério Público do Trabalho e Vigilância de Saúde do Trabalhador (VISAT), entre outros temas. “Não existe construção de política de saúde do trabalhador sem existir uma cooperação. Uma rede de pessoas trocando experiência, conhecimento e dificuldades. Esse encontro é um passo primordial para que essas políticas ocorram  de forma eficiente se consolidem”, destacou o coordenador da Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador (CIST), Alex Nascimento.

A presidente do Conselho Municipal de Saúde, Monalisa Miranda, aproveitou a oportunidade para reforçar o papel do Conselho nas Políticas Públicas. “Temos feito esse trabalho de visita nas unidades, nossos papel de fiscalização, levado algumas demandas, cobrado alguns avanços. Nosso papel é  fiscalizar a gestão da saúde e ainda bem que temos visto resultado. Esse encontro é mais uma ação que vem a somar”, acrescenta.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio dos Santos