Saúde: Marabá terá Telemedicina a partir da próxima semana
A partir da próxima segunda-feira, (14), o município de Marabá passará a contar efetivamente com o serviço de telemedicina. Com isso será possível ofertar 13 especialidades de saúde, aos usuários do SUS, por meio de videoconferência. Em um primeiro momento serão 8 especialidades atendidas. O serviço será realizado no Centro de Especialidades Integradas (CEI), ampliando o atendimento do local, que já oferta 17 especialidades de forma presencial.
O consultório está todo montado, com equipamentos instalados e servidores treinados para atender a população. A telemedicina surge em Marabá como fruto de uma parceria entre o Conselho de Secretarias Municipais do Pará (Cosems-Pa) e a Secretaria Municipal de Saúde (SMS).
“São especialidades que o município não oferece. Ele já funciona em outros locais. Um dos benefícios é que diminui a fila do TFD (Tratamento Fora do Domicílio). O paciente que teria de ir para Belém pode ser atendido agora em Marabá”, explica Fábio Lima, gerente do CEI.
No consultório da telemedicina os pacientes contarão com o atendimento físico de uma enfermeira que irá acompanhar toda a consulta virtual, como explica Maria do Rosário Vieira, enfermeira responsável pelo serviço no município.
“O paciente é regulado pelas UBS do município. Então fazemos contato com o paciente. É feita uma avaliação e caso aceite ser atendido pelo telemedicina ele assina um termo para ser atendido pelo especialista. A enfermeira é auxiliar na consulta e vai o direcionar junto com o médico. O médico é quem faz a prescrição e dá o diagnóstico. A enfermeira orienta o paciente l” esclarece a enfermeira, Maria do Rosário.
Enfermeira, Maria do Rosário.
Inicialmente as especialidades que serão ofertadas pelo telemedicina são: endocrinologia, neurologia, alergista, psiquiatria, pneumologia, gastroenterologia, dermatologia e neuropediatria.
“Nós escolhemos as especialidades que se encaixavam melhor para o município, as que estão em falta ou que estão com maior necessidade” complementa a enfermeira.
Funcionamento do CEI
Há cerca de um mês o Centro de Especialidades Integradas voltou a funcionar com 100% dos atendimentos, seguindo, é claro, com todas as medidas de segurança contra a covid-19. Por conta da pandemia o atendimento havia sido reduzido para 50%.
“Devido à vacinação e ao controle do distanciamento estamos conseguindo atender 100% dos pacientes agendados pela regulação. Os idosos e crianças voltaram a ser atendidos normalmente”, explica Fábio Lima, gerente da casa de saúde.
Ele esclarece ainda que o fluxograma é o mesmo de antes. Os atendimentos acontecem mediante agendamento feito pelo sistema de regulação das Unidades Básicas de Saúde (UBS).
“A pessoa consulta na UBS com o clinico geral e ele, tendo a necessidade de um especialista, encaminha para o CEI”, enfatiza.
O CEI funciona com 17 especialidades, dentre elas, pediatria, psiquiatria, reumatologia, neurologia, ginecologia (inclusive para gestantes de alto risco), ortopedia, cardiologia, otorrinolaringologia, urologia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia e cirurgia de cabeça e pescoço. Além de exames de imagem, como raio x, mamografia, eletrocardiograma, bem como, o Tratamento Fora Domicílio e Regulação.
Joanecir Gomes dos Santos, 63 anos, está retomando um tratamento dermatológico para controlar o vitiligo (uma doença caracterizada pela perda da coloração da pele) e esteve no CEI na tarde desta quarta-feira. Para ela o centro tem sido uma boa referência.
“Eu fazia o tratamento, mas havia parado por conta da morte do meu filho. As manchas se espalharam por conta do psicológico, mas agora estou retomando. Hoje vim trazer o resultado dos exames para iniciar o novo tratamento” comenta.
Após passar pela UBS, Evilásio do Nascimento, 38 anos, aguardava atendimento com o urologista. É a segunda vez dele lá no centro.
“O atendimento foi melhor do que eu estava esperando. Não está tendo demora. Está todo mundo sendo atendido corretamente aqui, com organização. Está muito bom”, afirmou o construtor.
O horário de funcionamento do CEI é das 07h às 18h, de segunda a sexta-feira. São realizados cerca de 160 atendimentos diários, todos com agendamentos. Por mês, são mais de 3.000 pessoas atendidas.
Texto: Leydiane Silva
Fotos: Aline Nascimento