Saúde: Março Lilás intensifica prevenção do Câncer de Colo do Útero

Neste mês, algumas UBS ficarão abertas durante o sábado, exclusivamente para o atendimento das mulheres e realização do PCCU. Já o Crismu funcionará aberto durante o período noturno, dos dias 9 ao dia 13.

Foi aberta oficialmente nessa quinta-feira (5), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o Março Lilás. Campanha de prevenção ao colo de útero que irá ocorrer em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) da zona urbana e rural. Além disso, também serão realizadas ações no Centro de Referência da Saúde da Mulher (Crismu).

Participaram da abertura todos os coordenadores do sistema de saúde do município, além dos gerentes das UBS e enfermeiros. “Além de marcar o início da campanha a reunião serviu para trazermos os servidores e discutirmos a importância desse mês, a intensificação do trabalho, abordar a melhor forma de lidar com os pacientes e sobre os preconceitos que ainda existe”, destaca Hildenira Miranda, Coordenadora do Programa Saúde da Mulher.

Durante o período da tarde, o exame Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU), será realizado na própria SMS para os servidores. O dia também contou com café da manhã e sorteio de tratamentos de pele para as mulheres. “Estamos no mês da mulher e as ações além de visarem o cuidado da saúde, também visam a valorização feminina, tendo em vista que no dia 8 de março acontece o Dia da Mulher”, ressalta Hildenira.

A coordenadora do Departamento de Atenção Básica (DAB), Monica Borchat, lembrou que cada UBS terá o seu Dia D, começando dia 7 na UBS da Liberdade. Neles ocorrerão palestras sobre o PCCU, os tipos de câncer mais prevalentes e perfil das pacientes, seguimento para acompanhamento de lesões percussoras ao câncer do colo de útero e também abordando o Combate a Violência Contra Mulher. As ações nas UBS também terão coleta de PCCU, teste rápido para HIV, Sífilis, Hepatite B e C e consultas médicas com encaminhamento para especialidades.

“Por isso convidamos todas as mulheres a participarem, que compareçam a Unidade, façam seu exame, pois é a melhor forma de prevenir. É um exame que pode ser feito em todas as UBS, durante todo o ano, mas no mês de março fazemos esse trabalho intensivo, com algumas UBS funcionando também aos sábados’, comenta Monica Borchat.

A enfermeira Analécia Damares ressalta que para fazer o exame a mulher necessita de uma preparação. “Não pode ter relação sexual nas últimas 48 horas, não estar menstruada, de preferência de 7 a 9 dias depois. Não ter usado nenhum tipo de creme vaginal. As mais idosas devem ter mais cuidado, mas é importante que quem começou a ter relação sexual já comece a fazer o exame”, destaca.

No dia 31 de março será feita uma caminhada, com concentração na Praça Duque de Caxias, a partir das 7h30. Algumas UBS ficarão abertas durante o sábado, exclusivamente para o atendimento das mulheres e realização do PCCU. Já o Crismu funcionará aberto durante o período noturno, dos dias 9 ao dia 13.

O câncer do colo de útero é o 2º tipo de câncer mais frequente entre as mulheres do Brasil. Sua maior incidência se dá entre mulheres dos 45 aos 49 anos e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões possam reduzir a mortalidade da doença em até 80%.

Unidades abertas ao sábado para atendimento do PCCU:

07/03 – Unidade Básica de Saúde Liberdade
14/03 – Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante
14/03 – Unidade Básica de Saúde Demósthenes Azevedo
21/03 – Unidade Básica de Saúde Carlos Barreto
21/03 – Unidade Básica de Saúde Mariana Moraes
28/03 – Unidade Básica de Saúde Hiroshi Matsuda
28/03 – Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce

Programação Março Lilás nas Unidades de Saúde:

09/03 – Unidade Básica de Saúde Vila Sororó
10/03 – Unidade Básica de Saúde Espirito Santo
11/03 – Unidade Básica de Saúde Laranjeiras
11/03 – Unidade Básica de Saúde Carimã
12/03 – Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha
13/03 – Unidade Básica de Saúde Amadeu Vivacqua
13/03 – Unidade Básica de Saúde Cristalândia
16/03 – Unidade Básica de Saúde Carlos Barreto
17/03 – Unidade Básica de Saúde Hiroshi Matsuda
18/03 – Unidade Básica de Saúde Antônio Arruda (Itainopólis)
19/03 – Unidade Básica de Saúde Mariana Moraes
20/03 – Unidade Básica de Saúde Romário Barbosa (Vila União)
20/03 – Unidade Básica de Saúde Capistrano de Abreu
20/03 – Unidade Básica de Saúde Murumuru
23/03 – Unidade Básica de Saúde Jaime Pinto
24/03 – Unidade Básica de Saúde Liberdade
25/03 – Unidade Básica de Saúde João Batista Bezerra
25/03 – Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante
26/03 – Unidade Básica de Saúde José Djalma Azevedo (Santa Fé)
27/03 – Unidade Básica de Saúde José Manoel de Anunciação (Brejo do Meio)
27/03 – Unidade Básica de Saúde Demósthenes Azevedo
30/03 – Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce

Veja mais fotos:

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade