Saúde: Março Lilás promove ações de prevenção de colo de útero

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Departamento de Atenção Básica (DAB), está preparando uma série de ações para o mês da Mulher, o Março Lilás, de prevenção do câncer do colo útero. A campanha prevê atividades de conscientização em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município para mulheres na faixa de 25 a 64 anos, coleta do PCCU, seguimento para acompanhamento de possíveis lesões, consulta médica e encaminhamento para especialidades, caso necessário.

Algumas unidades ficarão abertas durante o sábado, exclusivamente para o atendimento das mulheres e realização do Preventivo do Câncer de Colo do Útero (PCCU). “Muitas mulheres têm dificuldade em se dirigir às UBS durante os dias de semana. Com isso, poderemos atender mais mulheres sem prejudicá-las no trabalho e suas atividades cotidianas”, destaca a Hildenira Miranda, Coordenadora do Programa Saúde da Mulher.

Também serão feitas panfletagens para alertar as mulheres sobre a necessidade de fazer o exame anualmente. Todas as UBS do município realizam o exame diariamente. No dia 7 de março, véspera do dia da mulher, será feita uma caminhada, com concentração na Praça Duque de Caxias, a partir das 7h30.

Durante os dias 09 a 13 de março, o CRISMU – Centro de Referência Integrada  à Saúde da Mulher – ficará aberto das 18  às 24 horas para atendimento e procedimentos voltado às mulheres (Noite Lilás).

A caminhada terá acompanhamento de trio elétrico, grupo de dance-to-dance, roda de conversa com especialistas sobre o tema, teste glicêmico, aferição de pressão arterial, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite C. Haverá sorteio de brindes e será distribuído um café da manhã para os participantes. “A ideia é uma programação toda voltada para mulher. Não apenas para conscientizar e ensiná-las a cuidar e valorizar sua saúde, mas também para que ela tenha um lazer e se sinta bem consigo mesmo”, comenta Hildenira.

Hildenira Miranda

O câncer do colo de útero é o 2º tipo de câncer mais frequente entre as mulheres do Brasil. Sua maior incidência se dá entre mulheres dos 45 aos 49 anos e estima-se que o rastreamento sistemático e o tratamento de lesões possam reduzir a mortalidade da doença em até 80%. Toda mulher com vida sexual ativa deve fazer o exame papanicolau a partir dos 25 anos.

Gravidez na adolescência

Nessa quinta (27), houve o encerramento da campanha de prevenção da Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e gravidez não planejada. As ações ocorreram na UBS Mariana Moraes e Capistrano de Abreu. Foram realizadas palestras instrutivas que chamaram a atenção para gravidez na adolescência, abordando o uso de preservativos, eficaz também previne contra as doenças sexualmente transmissíveis.

Depois da palestra foram tiradas as dúvidas dos presentes que também participaram de testes rápidos para HIV e sífilis e receberam preservativos. Também foi realizada uma confraternização com café da manhã.

Unidades abertas ao sábado para atendimento do PCCU:

07/03 – Unidade Básica de Saúde Liberdade
14/03 – Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante
14/03 – Unidade Básica de Saúde Demósthenes Azevedo
21/03 – Unidade Básica de Saúde Carlos Barreto
21/03 – Unidade Básica de Saúde Mariana Moraes
28/03 – Unidade Básica de Saúde Hiroshi Matsuda
28/03 – Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce

Programação Março Lilás nas Unidades de Saúde:

09/03 – Unidade Básica de Saúde Vila Sororó
10/03 – Unidade Básica de Saúde Espirito Santo
11/03 – Unidade Básica de Saúde Laranjeiras
11/03 – Unidade Básica de Saúde Carimã
12/03 – Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha
13/03 – Unidade Básica de Saúde Amadeu Vivacqua
13/03 – Unidade Básica de Saúde Cristalândia
16/03 – Unidade Básica de Saúde Carlos Barreto
17/03 – Unidade Básica de Saúde Hiroshi Matsuda
18/03 – Unidade Básica de Saúde Antônio Arruda (Itainopólis)
19/03 – Unidade Básica de Saúde Mariana Moraes
20/03 – Unidade Básica de Saúde Romário Barbosa (Vila União)
20/03 – Unidade Básica de Saúde Capistrano de Abreu
20/03 – Unidade Básica de Saúde Murumuru
23/03 – Unidade Básica de Saúde Jaime Pinto
24/03 – Unidade Básica de Saúde Liberdade
25/03 – Unidade Básica de Saúde João Batista Bezerra
25/03 – Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante
26/03 – Unidade Básica de Saúde José Djalma Azevedo (Santa Fé)
27/03 – Unidade Básica de Saúde José Manoel de Anunciação (Brejo do Meio)
27/03 – Unidade Básica de Saúde Demósthenes Azevedo
30/03 – Unidade Básica de Saúde Maria Bico Doce

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio / Divulgação 

Acessibilidade