Saúde: Mariana Moraes é 19ª UBS a realizar Dia D do Outubro Rosa
Nesta quarta-feira, 25, a Unidade Básica de Saúde (UBS) Mariana Moraes, no bairro KM 7, recebeu o Dia D da Campanha Outubro Rosa, que trata da conscientização sobre o câncer de mama.
Entre os serviços oferecidos na programação especial estão: coleta de PCCU, solicitação de mamografia, realização de testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) e consultas com clínico geral.
Gabriela Cavalcante, Coordenadora de Saúde da Mulher da Secretaria Municipal de Saúde de Marabá, avalia a importância desse tipo de ação junto às UBS.
“Tem sido muito bom. Nós já estamos na 19ª Unidade. A população que abrange essa área é bem grande. A unidade está lotada. Estamos com os profissionais que vão fazer o atendimento”.
Segundo Francisca Barbosa, gerente da UBS Mariana Moraes, muito além do Outubro Rosa, as informações quanto ao cuidado das mulheres com a saúde são repassadas ao longo do ano pela equipe da unidade, mas que o Dia D continua sendo um sucesso de participação. Afinal, cerca de 85 mulheres passaram pela unidade na manhã desta quarta-feira.
“Graças a Deus, para a gente, é motivo de muita alegria receber nossas pacientes, apesar de muitas já estarem na rotina diária, mas sempre o Dia D do Outubro Rosa é casa cheia. É muito bom para nós, enquanto UBS, entender que as nossas pacientes têm o interesse de se cuidar. Entenderam o convite dos nossos agentes comunitários que foram de casa em casa convidando-as a estarem aqui”, ressalta a gerente.
A palestra sobre o câncer de mama foi ministrada pela enfermeira Sara Rocha, que também é professora do curso de Medicina da Universidade do Estado do Pará (UEPA), e estava com seis graduados na programação. Ela também abordou informações a respeito do câncer de colo de útero.
Sobre os cuidados, ela ressaltou com o público presente a importância do autoexame nas mamas, enfatizando as melhores formas de realizá-lo; alimentação saudável; e cuidados para quem já tem casos na família e também para quem utiliza álcool e cigarro, que são comportamentos de risco para a doença.
Além disso, também foi explicado a importância da realização da coleta de PCCU e apresentado o espéculo, que é utilizado no exame.
“O Outubro Rosa é sempre um momento de relembrar atividades educativas e sensibilizar a população a respeito das atividades voltadas para o autocuidado da mulher. A gente orienta as mulheres a realizarem o autoexame das mamas, a realizarem consultas e atendimentos médicos e de saúde, frequentarem a UBS, bem como realizarem anualmente o PCCU”, destaca Sara Rocha.
Jucimar Leal, 59 anos, teve três casos de câncer de mama na família, um fator de risco para a doença que a fez ficar sempre em alerta em relação à saúde. Moradora do bairro Km-7, ela também participou do Dia D na UBS.
“Sempre estou cuidando da minha saúde e sempre atenta. Eu faço o autoexame quando tomo banho de manhã cedo. Eu acho muito importante esse momento, as pessoas sempre estarem a par da saúde, sempre cuidando da saúde, principalmente nós, mulheres. Temos que sempre nos cuidar para que diminua a mortalidade de mulheres em relação ao câncer de mama e câncer de colo de útero”, afirma.
No caso do câncer de colo de útero, mesmo após a retirada total do órgão, a paciente deve continuar com a realização do exame, já que neste caso é recomendado a fim de acompanhar as células da região vaginal. É o caso de Antônia da Conceição, de 58 anos, que estava na UBS Mariana Moraes, participou do Dia D e compartilhou sua experiência, 20 anos após vencer a doença.
“Em 2003, eu descobri um câncer de colo de útero, tive que fazer a histerectomia e 25 sessões de radioterapia. Eu agradeço o SUS porque eu descobri ali na Folha 33, no Crismu e hoje estou aqui para despertar outras mulheres. Continuo também fazendo a mamografia, vou pegar uma requisição e o meu PCCU porque é necessário fazer”, relata.
As participantes ainda receberam um lanche após a palestra.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Secom