SAÚDE: MUTIRÃO DE COMBATE A LEISHMANIOSE CHEGA NO SANTA ROSA
Nesta sexta-feira, 20 de outubro, no horário de 8h às 13 horas, a Coordenação de Endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoveu ação na unidade de Saúde João Batista Bezerra, localizada no bairro Santa Rosa, visando o combate à proliferação de mosquitos transmissores da leishmaniose, dengue e outras doenças causadas por vetores, bem como vacinar cães e gatos contra raiva.
Além do trabalho desenvolvido pelo Setor de Endemias, aquela unidade de saúde ofereceu aos usuários o atendimento que lhe é peculiar.
Por volta das 10h30, cerca de 20 cães e 10 gatos foram vacinados no posto fixo, baseado na unidade de saúde. Enquanto uma equipe volante vacinava animais à moda de arrastão, de casa em casa.
Equipes de agentes de Endemias também percorriam o bairro para levar informação sobre o combate aos mosquitos, distribuir informativos e eliminar possíveis focos desse tipo de inseto.
Natália, de 11 anos, levou seu bichano para vacinar, que além do imunobiológico contra raiva, também recebeu uma dose de repelente no dorso, com validade de 15 a 20 dias, para evitar mosquitos. Também oferecida uma dose de vermífugo a ser ministrada ao gato.
O carpinteiro Reginaldo dos Santos Dias levou seu cão para ser vacinado, o qual recebeu o mesmo tratamento além de recomendação para que continuasse depois a comprar e aplicar o repelente no cachorro para espantar principalmente o mosquito da leishmaniose.