SAÚDE: MUTIRÃO EM MARABÁ ENVOLVE ENTIDADES PRIVADAS, FACULDADES E UNIDADE DO HOSPITAL DO CÂNCER DE BARRETOS

Na segunda-feira dia 19 de junho Marabá recebeu a visita da Unidade Móvel III do Hospital do Câncer de Barretos. A unidade esteve em uma ação social importante em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Saúde no núcleo Cidade Nova. Na oportunidade foram realizadas várias coletas de exames do PCCU para mulheres na faixa etária de 25 a 64 anos e para homens na faixa etária de 50 a 69 anos de idade. A Coordenadora de programas Especiais da secretaria municipal de saúde, Ivone Portilho, falou a respeito da importância da presença da unidade em Marabá. “A Secretaria de Saúde junto com o Grupo Esperança tenta com essa ação reavivar essa plataforma de atendimento para a comunidade. Vindo especificamente do Hospital do Câncer de Barretos-SP, a coleta de exame do PCCU para as mulheres, PSA para os homens e tivemos apoio da Unimed, Faculdade Carajás, UEPA e pessoas ligadas aos meios de saúde do município a quem agradecemos pelo apoio fundamental”. Diz a coordenadora que representou o secretário Marconi Leite.

 De acordo com a enfermeira, Keysiani Lima Reis, parte dos pacientes atendidos nesta ação já havia passado por uma triagem prévia em maio deste ano. Entre outras consultas ofertadas e exames estão aferição de pressão, teste de glicemia, tipagem sanguínea, palestras com nutricionistas e atendimentos para beleza pessoal. Foi apenas um dia, mas para a coordenação do evento, a vinda da unidade móvel de Barretos para Marabá, valeu muito à pena. “Esse é apenas o primeiro vínculo com a unidade, mas temos um cronograma para realização de outras ações dessa natureza. Em setembro teremos o primeiro Leilão para arrecadar fins para o Hospital de Barretos e tentar assim, devolver a gentileza a esta instituição tão importante para o segmento saúde no Brasil”. Afirma. Além da área de saúde outros serviços foram oferecidos, como cortes de cabelo grátis a população.

Segundo o secretário, Marcone Leite, ações como estas farão parte da rotina da saúde da nossa cidade: “A saúde está sendo devolvida para a população. Toda equipe da secretaria está firme no propósito de fazer o melhor para o cidadão. Ações como esta e outras que virão são o grande exemplo disso”. Afirma o secretário.