Saúde: Obras da Unidade Básica de Saúde Jaime Pinto estão em fase de finalização

O prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jaime Pinto agora mais moderno, contará com melhorias nas áreas odontológica e de farmácia, novos consultórios, além de um auditório e salas de arquivos e de curativos que não existiam. A cobertura e o piso já foram reformados, com nova instalação agora das partes elétrica e hidráulica.

Após o término dessa etapa, a obra avançará para o acabamento, esquadrias e pintura. O engenheiro responsável, Alex Amoury, explica que todo o prédio terá adequação às normas de acessibilidade (NBR 9050). “Rampas, portas, banheiros para deficientes, altura dos balcões, iluminação das lâmpadas. Todos os componentes de acessibilidade para qualquer tipo de deficiência”, ressalta, destacando que o novo piso é de alta resistência em granitina e que portas e janelas também serão substituídas por esquadrilhas de vidros temperados.

Todos os programas, que eram realizados pela UBS, terão continuidade, incluindo o atendimento odontológico, que está suspenso no espaço provisório,  bem como vão continuar os serviços da sala especial para atendimento e emissão do cartão SUS, da sala de regulação e farmácia.

A UBS conta com um quadro de 54 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos e demais profissionais, que atendem principalmente as demandas da comunidade dos bairros Novo Horizonte e Belo Horizonte. Cinco médicos realizam os atendimentos, sendo três pela manhã e dois à tarde, além de enfermeiros.

Como a UBS Jaime Pinto não passava por uma reforma há mais de 10 anos, a enfermeira Tatiane Florindo, reitera a necessidade que havia das melhorias. “Possuímos uma demanda alta de pacientes idosos e todas essas mudanças visam melhorar a segurança dos pacientes e funcionários e aumentar fluxo da demanda. Irá trazer melhora para todos nos que trabalhamos aqui e para comunidade”, destaca.

Atualmente os atendimentos da UBS estão sendo realizados na sede do antigo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST), localizado entre as ruas Dr. Geni, Simplício Costa e Avenida Brasília. Com exceção da odontologia, o espaço provisório está funcionando com todos os serviços oferecidos pelo posto, como enfermagem, consulta médica, vacinas, exame preventivo do colo uterino (PCCU), entre outros.

Veja outras fotos: 

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade