Saúde: Palestra sobre prevenção ao câncer de mama abre Campanha do Outubro Rosa no HMM
Nesta terça-feira (22), o Hospital Municipal de Marabá (HMM) propiciou as suas servidoras uma palestra sobre câncer de mama e do colo do útero, cujo tema foi “Ver, Sentir e Tocar – Uma Jornada para a Vitória”, apresentada pelo oncologista Leandro Almeida. A programação contou com dinâmicas interativas sobre como se tocar e sorteio de camisetas do Outubro Rosa.
O Dr. Leandro Almeida comentou que o número de casos de câncer de mama e colo de útero tem crescido na região. “Foi apresentada aqui uma metodologia de prevenção, de diagnóstico precoce e reconhecimento do próprio corpo. Muitas meninas aqui estão dedicadas a cuidar do próximo, mas estão esquecendo do próprio corpo. Abordamos como se tocar, sentir e como perceber alterações simples e diretas de uma forma que identifique precocemente o câncer de mama e outras formas de câncer. Diagnóstico precoce é igual a cura”, enfatizou ele, destacando que até 90% dos casos de diagnóstico inicial apresentam cura.
O oncologista explicou que as principais formas de prevenir o câncer de mama é através do reconhecimento da própria mama, participando das campanhas de mamografia e ultrassom. Já o colo de útero tem uma característica particular de auto incidência na região Norte. “Grande número de mulheres em atividade sexual precoce, favorecendo risco para a aquisição de HPV, um aumento de índice de lesões malignas gerando câncer de colo de útero. Por isso, é preciso orientar e prevenir essas situações”, concluiu.
A escriturária, Liliane Ribeiro, elogiou a palestra. “Muito bom os ensinamentos que tivemos aqui hoje, serviu para tirar as dúvidas do dia-a-dia, estamos muito acostumados a cuidar do próximo e esquecer da gente. Muito bom e proveitoso”, ressaltou.
A coordenadora de educação permanente em Saúde do HMM, Nilaney Valente da Silva, destacou que foram chamadas duas servidoras de cada setor do hospital. “Fizemos isso para que todos setores pudessem participar e aprender um pouco mais. É preciso relembrar a importância da prevenção a todas as mulheres”, acrescentou.
A palestra abriu as ações do Outubro Rosa do Hospital Municipal de Marabá, outras duas atividades estão previstas até o fim do mês. “Teremos palestras sobre violência contra mulher englobando o fluxo de atendimento jurídico e hospital. No Dia D, teremos a terça-feira Pink [dia 29], onde confraternizaremos com elas, maquiando, fazendo penteado, design de sobrancelha; e fechando a programação do Outubro Rosa do HMM”, complementa.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Farias Jr.