Saúde: SMS realiza palestras nas unidades de saúde sobre o Dia Mundial do Lúpus
A Coordenação de Doenças Crônicas da Secretaria Municipal de Saúde, realiza durante este mês de maio, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), uma roda de conversas sobre o Lúpus (Lúpus Eritematoso Sistêmico). O Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune, ou seja, o próprio organismo ataca órgãos e tecidos.
A roda de conversas teve início nesta terça-feira (10), na Unidade Básica de Saúde Enfermeira Zezinha, na Folha 23, Nova Marabá. Sete estudantes de enfermagem, acompanhados pela professora da Faculdade, promoveram uma palestra aos usuários da UBS, com distribuição de panfletos e brindes.
“Fizemos um trabalho informativo sobre a doença porque já ouvimos falar muito, mas poucas pessoas têm conhecimento sobre ela. Hoje nosso trabalho foi a informação para os usuários e eles trouxeram muitas dúvidas”, explicou Flávia Araújo de Sousa, Acadêmica de Enfermagem.
O autônomo, Paulo Henrique Santos Sousa, esteve na plateia e assistiu as palestras. Segundo ele, saber mais sobre o lúpus é importante, em razão de ser uma doença que não se conhece muito sobre seus sintomas. “Hoje foi bem informativo sobre o lúpus, pois eu não conhecia quase nada sobre essa doença e agora ficamos mais atentos e toda informação é boa”, disse Paulo Henrique Sousa.
Entre os sintomas do Lúpus estão: lesões avermelhadas na pele, principalmente no rosto e dorso do nariz; dor e inchaço nas articulações das mãos; inflamação de pleura ou pericárdio (membranas que recobrem o pulmão e coração); inflamação no rim e alterações no sangue, anemia entre outras.
Segundo a estudante de enfermagem, Sarah Lawanda Félix Brito, a doença não tem cura, porém há tratamento. “Hoje é uma data muito importante para conscientizar as pessoas e também aprender sobre a doença. Ela não é transmissível, é uma doença que tem tratamento, estamos avançando no tratamento e é importante alertar sobre os sintomas e o impacto que a doença tem na vida das pessoas”, informou.
Neste dia 10 de maio, Dia Mundial do Lúpus, são realizadas palestras de conscientização nas Unidades de Saúde Enfermeira Zezinha, Carlos Barreto e Mariana Moraes. No dia 18 de maio a programação será na UBS Demósthenes Azevedo, dia 26 de maio será na UBS Laranjeiras e dia 27 de maio, na UBS Edivan Xavier.
“Sabemos que é uma patologia que a população não tem muito conhecimento e essas informações são importantes. Recentemente tivemos um caso em que a servidora perdeu a filha de dois anos e ela ainda está se recuperando dessa perda. O lúpus não tem cura, mas existe o tratamento e é preciso a pessoa ficar alerta quanto aos sintomas e procurar uma unidade de saúde”, explicou o enfermeiro Felipe Araújo, Gerente da UBS Enfermeira Zezinha.
Galeria: