Saúde: PCCU previne câncer de colo do útero
O exame pode ser realizado em todas as Unidades Básicas de Saúde do município
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Diretoria da Atenção Básica e Coordenação da Saúde da Mulher, convida todas as mulheres do município, especialmente as que se encontram na faixa etária de 25 a 64 anos, a realizarem o exame preventivo contra o câncer do colo do útero, conhecido também como Papanicolau e PCCU. Compareça a uma UBS com todos os documentos necessários como RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência.
A enfermeira Maria Gabriela Rocha Leão, coordenadora da Saúde da Mulher, lembra que a realização do exame preventivo deve estar presente ao longo de boa parte da vida da mulher, uma vez que, pode diagnosticar precocemente uma das doenças mais temidas da atualidade que é o câncer. Segundo o Inca (Instituto Nacional de Câncer) cerca de 270 mulheres morrem anualmente em decorrência do câncer de colo de útero. No Brasil, trata-se do 3º principal tipo de câncer que atinge as mulheres, na região Norte é o segundo lugar e no Pará lidera como principal tipo de câncer que afeta a população feminina.
“O desenvolvimento da doença tem como principal fator de risco a infecção pelo papiloma vírus HPV, por isso, a partir do momento que a mulher inicia sua vida sexual é necessário que ela se submeta a exames preventivos. Especialmente as que possuem de 25 a 64 anos de idade. Através do PCCU é possível detectar alterações nas células do colo do útero, onde identifica lesões sugestivas de câncer”, explica a enfermeira.
Conforme o Instituto Nacional do Câncer, quando as alterações que antecedem o câncer são identificadas e tratadas é possível prevenir a doença em 100% dos casos, por isso, a grande importância de fazer esse exame. O PCCU deve ser realizado, inicialmente uma vez ao ano, se não houver nenhuma alteração nos resultados pode ser feito no intervalo de 3 anos ou o tempo que for definido pelo seu médico.
A coordenadora da Saúde da Mulher, destaca ainda, que existem cuidados necessários para realizar o exame, como a mulher não ter relações sexuais, mesmo com camisinha nos dois dias anteriores ao exame, evitar duchas, medicamentos vaginais nas 48 horas anteriores à realização do exame e é importante que não esteja menstruada, porque a presença do sangue pode alterar o resultado.
Onde ela realizar o PCCU?
Em todas as UBSs do município. Levar os documentos necessários como RG, CPF, cartão SUS e comprovante de residência. Trata-se da ferramenta principal para diagnosticar o câncer do colo do útero na fase inicial e diminuir os índices de câncer. “Não devemos deixar a vida terminar por onde ela inicia”, finaliza Maria Gabriela Rocha Leão.
Texto: Emilly Coelho
Fotos: Arquivos