Saúde: Porta a Porta realiza mais de 300 atendimentos por mês em 2023
A Secretaria Municipal de Saúde de Marabá (SMS), por meio do Programa Porta a Porta, realiza 339 atendimentos mensais em 2023. O número demonstra o crescimento da atuação do programa, já que em 2022, a média por mês alcançou o número de 220 atendimentos.
O Porta a Porta é um serviço adaptado para transporte de pessoas com deficiência que utilizam cadeiras de rodas e pessoas com autismo severo, terem acesso aos serviços de saúde, seja para consultas, sessões de fisioterapia e hemodiálise, por exemplo. Este é um serviço exclusivo do município e é gratuito.
“O Porta a Porta traz mais dignidade e mobilidade, traz esse serviço de forma humanizada. Atendemos pessoas com vulnerabilidade social, pessoas que não têm veículo próprio para se locomover. Nós damos prioridade para as pessoas que moram em locais mais distantes. E então, nós estamos fazendo a diferença na vida dessas pessoas, que precisam ter acesso ao direito à saúde, ou que por algum motivo de transporte não estavam conseguindo acessar”, ressalta a Coordenadora do programa, Thais Santos.
Desde o início do programa em 2021, foram deferidas as solicitações de 191 pacientes para serem atendidos pelo Porta a Porta. A maioria, 85, são do núcleo Cidade Nova, seguida do núcleo Nova Marabá, com 66. Em 2023, 66 pessoas são atendidas por mês. Os números variam porque uma pessoa cadastrada pode utilizar apenas uma vez o serviço ou utilizar múltiplas vezes em uma mesma semana. Isso depende da necessidade de cada paciente.
Jeane Gomes é mãe do Asafe, três anos, que tem paralisia cerebral e é atendido há sete meses pelo Porta a Porta. Ela soube do programa por meio de uma agente comunitária de saúde que visitou sua residência. Jeane recebeu o número de telefone do programa, entrou em contato e recebeu a equipe para avaliação.
Eles moram no bairro Vale do Itacaiúnas e utilizam o serviço quatro vezes por semana para as consultas com terapeuta ocupacional, fisioterapeuta, pediatra, nutricionista e fonoaudiólogo. Jeane destaca o que mudou em sua vida após o programa.
“Para mim, significa tudo porque é muito difícil o acesso de carro aqui. Então, eu só tenho a agradecer esse programa. Tenho mais tempo para ficar em casa para cuidar dele porque a gente saía de manhã e só chegava à tarde por causa de ônibus, carro de aplicativo; e a situação financeira também. Melhorou tudo para ele e para mim. Através do programa Porta a Porta, eu consegui o carrinho adaptado para ele porque não temos condições de comprar. Eles me deram esse carrinho. Então, melhorou 100% a nossa vida”, relata.
Para ser atendido pelo programa, é necessário ir até a SMS ou entrar em contato pelo número (91) 99602-8500 e repassar os dados pessoais do paciente e da pessoa responsável. A partir disso, a equipe do programa realiza a visita com assistente social e médico para fazer uma avaliação e saber se o paciente se enquadra no Porta a Porta.
A equipe atualmente é composta por quatro motoristas, duas técnicas de enfermagem, assistente administrativo, assistente social e médico. As rotas são realizadas por duas vans em itinerários que acontecem de segunda a sábado, das 4h às 20h.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Ronaldo Palheta / Secom