Saúde: Postinho Enfermeira Zezinha oferece gama de serviços com atendimento humanizado
O Postinho trabalha com todos os programas da Atenção Básica, como Tabagismo, Planejamento Familiar, Atendimento à gestante, Hiperdia, Diabetes, Hanseníase, Tuberculose e outros.
Considerada a principal porta de entrada para o acesso ao SUS (Sistema Único de Saúde), as Unidades Básicas de Saúde (UBS) têm como foco atender até 80% dos problemas de saúde da população, desafogando outros serviços como urgência e emergência do HMM (Hospital Municipal de Marabá).
Além do atendimento médico com clínico geral, a UBS “Enfermeira Zezinha”, que fica na Folha 23, conta com enfermeiros, nutricionista, psicólogo, fonoaudiólogo, odontólogo, equipe Saúde da Família, sala de curativo, farmácia, entre outros serviços que são disponibilizados. O Postinho tem como área de abrangência as Folhas 14, 15, 16, 17, 19, 20, 21, 23, 27, 31, além da Folha 33, e proporciona maior comodidade e atendimento humanizado aos usuários.
A gerente do “Enfermeira Zezinha”, Eliana Moreira Brito, lembra da reforma realizada em junho último, que contribuiu muito com a estrutura oferecida aos usuários. “Entretanto, o mais importante são os vários serviços que a comunidade está recebendo no Posto. Todos os programas e setores estão em pleno funcionamento na unidade, desde o programa da gestante, teste do pezinho, entre outros oferecidos pela rede pública municipal”, disse a gerente, atribuindo a grande procura da unidade pelos serviços e humanização de pacientes.
Conforme Eliana Moreira, desde a recepção, a gestão da UBS trabalha para o bom atendimento ao usuário. “Além de atender com bons modos o paciente, temos de estar sempre à disposição para prestar qualquer tipo de esclarecimento aos usuários. A equipe é elogiada e sempre recebe todos com humanização e bons modos”, garantiu ela, que é também Assistente Social. “São vários os avanços que observamos e percebemos na procura e satisfação na nossa unidade de Saúde”, encerrou Eliana Moreira.
Estratégia da família
O clichê “Enfermagem por amor” replicado nas redes sociais, em forma de meme, é uma verdade na UBS “Enfermeira Zezinha”. A enfermeira Paula Hernandes Gomes, do setor Estratégia Saúde da Família, e especialista nessa mesma área, esclarece que o Postinho trabalha com todos os programas da Atenção Básica, como Tabagismo, Planejamento Familiar, Atendimento à gestante, Hiperdia (cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e/ou diabetes mellitus), Hanseníase, Tuberculose, e todos outros programas da Estratégia.
Visitas domiciliares nas adjacências a pacientes acamados e idosos, a equipe da Saúde da Família realiza semanalmente, além de cobrir outras áreas fora da abrangência da Unidade. “Qualquer usuário que procurar atendimento no Postinho vai encontrar. A equipe é composta além médico, por enfermeiro, técnico em enfermagem, e consegue fazer também trabalho de vacinação nessas áreas. Inclusive está tendo a campanha de Influenza, que a gente vai ter de se deslocar, para escolas, em busca de outros grupos de risco que não podem vir até a gente”, ressaltou a enfermeira.
Segundo Paula Hernandes, o atendimento de enfermagem gira em torno de 16 pacientes por período para cada enfermeiro, o que varia por atendimento, por exemplo, início de pré-natal é um atendimento mais demorado. Já o atendimento médico gira em torno de 18 pacientes por período também. “A nossa demanda é bem grande sempre”, observou a profissional de saúde.
O Posto dispõe também de Sala de curativo, ao chegar algum acidentado de motocicleta a equipe consegue realizar o atendimento, exceto sutura (costura de ferimentos). Caso haja necessidade há o encaminhamento para o Hospital.
A professora Maria Emília de Lima Freire, moradora da Folha 28, estava aguardando atendimento médico para o filho César, que tratamento e uso de medicação controlada no “Enfermeira Zezinha”. “Muito bom, melhorou bastante o atendimento, e agora temos uma infraestrutura melhor também, água, central ligada, somos bem atendidos pelo agente de saúde. As pessoas são cordiais, educadas no atendimento, o serviço melhorou bastante e está de qualidade. Somos atendidos no horário, estou gostando muito”, elogiou ela, acrescentando que é bastante eficaz a medicação, tratamento e atendimento médico.
Quando devo ir à UBS?
As UBS são principalmente responsáveis pela promoção de saúde, a prevenção, uma vez que, a medicina, infelizmente costuma ser curativa, ou seja, as pessoas esperam ficar doentes para procurar o serviço. “É isso que temos tentado todos os dias fazer. É para isso que a Estratégia serve, para que as pessoas não procurem só a Unidade de Saúde quando estão doentes. Elas devem procurar quando pensam em engravidar, não só grávidas, por isso que trabalhamos com a parte de planejamento familiar e reprodutivo. Se estamos promovendo saúde acaba diminuindo a demanda do HMM, porque lá se trabalha com urgência e emergência”, destacou a enfermeira Paula.
A profissional citou como exemplo, que um paciente com quadro gripal, febre, não é necessário se deslocar até o Hospital, pode ser atendimento na própria UBS. “Aqui o paciente é bem atendido e já sai com a medicação, na Farmácia nunca faltam remédios. O que tentamos fazer é promover a saúde”, finalizou Paula Hernandes.
Serviço: O horário de funcionamento da UBS Enfermeira Zezinha é de 7h às 18 horas na Folha 23, Nova Marabá.
Texto: Emily Coelho
Fotos: Paulo Sérgio