Saúde: Posto de Saúde Pedro Cavalcante é revitalizado e ampliado

(3 de março de 2021)

A Unidade Básica de Saúde Pedro Cavalcante, às margens da Rodovia Transamazônica, no Bairro Amapá, está passando por uma revitalização geral e ampliação em sua estrutura. A obra, que iniciou há um mês e vai garantir melhores condições de atendimento aos pacientes e servidores, está orçada em R$ 944.057,11, com recursos próprios do município e a construtora licitada é a Quebeq. O prazo estimado para a entrega da obra é de 12 meses. Atualmente, o Posto de Saúde Pedro Cavalcante está funcionando temporariamente na Rua Rio Vermelho, bairro Novo Horizonte.

De acordo com a Sevop (Secretaria de Viação e Obras Públicas), a obra de revitalização contempla a troca do telhado, piso de cerâmica para granilite, revestimento de paredes, partes hidráulicas e elétricas, troca de louças dos lavatórios entre outras adequações.  Já a parte da ampliação contemplará mais 7 novos consultórios, incluindo dois consultórios odontológicos e um segundo pavimento que será destinado à área administrativa.

A construtora Quebeq, empresa licitada responsável pela revitalização e ampliação, iniciou a obra há um mês e atualmente está na fase do telhado. Quanto à acessibilidade, o corredor, que antes era mais baixo que o consultório, será nivelado no mesmo dos consultórios dentre outras adequações. Após a ampliação a área ficará com 699 m².    

REPERCUSSÃO

O posto de saúde atende centenas de pacientes diariamente entre consultas médicas, enfermagem, vacinação entre outros atendimentos prestados. A UBS também é responsável por cobrir a área do Amapá, Vila São José km 8, Cidade Nova e algumas localidades da zona rural.  

Para a gerente da UBS, Ocilda Ribeiro Barros, a revitalização e ampliação do Posto é o que todos querem e o que de fato a população necessita. “Nesse período de chuva sofríamos com goteiras, alagava, já tendo uma necessidade urgente dessa reforma. A população do bairro Amapá, Cidade Nova, zona rural, Km 8, nossas áreas descobertas como Aeroporto, Infraero todos serão recompensados com essa espera. A população receberá uma UBS nova, transformada promovendo o conforto e bem estar de todos os usuários, salas novas e modernas, um amplo auditório para promoção de palestras educativas e capacitação de servidores, mais áreas planejadas para prestação de serviços à comunidade”, explica a gerente.

Veja outras fotos:

Texto: Emilly Coelho
Fotos: Aline Nascimento