SAÚDE: PREFEITURA JÁ REALIZOU MAIS DE 1.500 CIRURGIAS ELETIVAS E MONTA ESTRATÉGIA PARA ZERAR LISTA DE ESPERA
Para atender o máximo de pessoas possíveis, a Secretaria de Saúde está convocando os pacientes que já tenham um diagnóstico para cirurgia eletiva, que entre em contato com um centro de saúde.
A população de Marabá vive um novo momento na área da saúde. Desde o final de dezembro, as cirurgias eletivas voltaram a ser ofertadas pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e cerca de 1.500 pessoas já foram atendidas, em apenas dois meses de retorno do procedimento. De acordo com Dármina Duarte, diretora de Média e Alta Complexidade da SMS, uma grande estratégia foi montada para zerar a lista de espera das cirurgias que há 5 anos não funcionava.
Atualmente todos os centros de saúde estão interligados com a regulação, que recebe a demanda e imediatamente efetiva o cadastro no Sistema Nacional de Regulação (SISREG). “No início demos prioridade aos pacientes que tinham menos complicações, pacientes abaixo de 40 anos e hoje estamos buscando os demais pacientes”, explica Dármina, ressaltando que a população procure a unidade de saúde mais próxima para fazer o recadastramento, pois alguns pacientes podem ter mudado de número ou endereço e isso tem dificultado o contato.
Para a efetivação das cirurgias eletivas é preciso entender as etapas do processo que depende de questões burocráticas e isso, demanda tempo. Depois do cadastramento no sistema, o paciente obrigatoriamente precisa fazer os exames pré-operatórios e avaliação médica. Márcio Coelho, coordenador geral da regulação da SMS, explica que que atualmente a maior dificuldade das cirurgias eletivas está relacionada ao paciente.
“O maior desafio da regulação é o contato com o usuário, uma vez que a maioria tem cadastro com telefone antigo e não é encontrado. Atualmente a cirurgia eletiva não é difícil, se a pessoa tiver todos os exames pré-operatórios em dias e o médico cardiologista dê aprovação, ela é feita em pouco tempo”, enfatizou o coordenador.
Para atender o máximo de pessoas possíveis, a Secretaria de Saúde está convocando os pacientes que já tenham um diagnóstico para cirurgia eletiva, que entre em contato com um centro de saúde. Para cadastramento, avaliação e agendamento do procedimento cirúrgico. Por semana, a regulação tem registrado em torno de 200 encaminhamentos.
Ana Monteiro, 37 anos, foi surpreendida em casa por um telefonema da secretaria de saúde. Ela aguardava na fila de espera há 2 anos. A cirurgia aconteceu nesta quinta-feira, (22). “Me ligaram dizendo que eu procurasse a secretaria de saúde, porque a cirurgia seria marcada. Eu estou achando bom, espero que dê tudo certo”, comentou a moça momentos antes de entrar no centro cirúrgico.
Já Eliane Fátima, 31 anos, ficou sabendo das cirurgias por meio das redes sociais da Prefeitura e já estava fazendo o pré-operatório para cirurgia na vesícula. “Minha irmã ficou sabendo na rede social, me comunicou, pegou o meu cartão do SUS e em apenas um dia fui encaminhada para triagem”, ressaltou a comerciária.
Contato da regulação da SMS: (94) 98180-9286