Saúde: Prefeitura recebe 2.500 kits de medicamentos da Associação Comercial de Marabá

Dois mil e quinhentos kits de medicamentos foram doados para a Prefeitura, pelo empresariado marabaense, por meio de campanha “Nosso negócio é salvar vidas”, realizada pela Associação Comercial e Industrial de Marabá (Acim), na manhã desta quinta-feira (21), na Secretaria Municipal de Saúde (SMS)

Hidroxicloroquina, Zinco, Cloroquina e Ivermectina são os medicamentos contidos no kit. Pacientes com receita médica poderão fazer a retirada dos remédios no Hospital Municipal de Marabá (HMM). A doação auxilia o tratamento da COVID-19.

O secretário municipal de saúde Luciano Dias, afirma que atualmente a saúde mais do que nunca é responsabilidade de todos. “Além do município ter uma responsabilidade imediata, a população se sente responsável, e isso é uma grande demonstração hoje, com a entrega de alguns kits de medicamentos. A Acim doará 2.500 kits de medicamentos no primeiro momento. Isso para nós é uma vitória, saber que a população através dos empresários de Marabá se importa com essa causa, dando a relevância necessária, a fim de que possamos fazer o melhor para nossa população”, destaca Luciano Dias, lembrando que, o tratamento é sinônimo de cura para as pessoas.

Sendo assim, todas as pessoas que manifestarem sintomas do novo coronavírus (febre, tosse seca, cansaço, dificuldade de respirar ou falta de ar, diarreia, entre outros) e estiverem com receita médica, o município vai envidar todos os serviços para que o paciente tenha medicação a pronta entrega e inicie o tratamento.

Raimundo Nonato Júnior, presidente da Acim, conta que a Associação, assim como a classe empresarial está bastante motivada com as doações, uma vez que, a causa é nobre, sendo o projeto da Acim salvar vidas. “Nós temos buscado o apoio de pessoas de bem, empreendedores do coração bom, que entendem que a participação de todos com a luta contra essa pandemia, vai permitir sair muito mais rápido desse momento de fechamento de comércio, dentro do nosso estado e principalmente aqui no nosso município”, vislumbra.

De acordo com a presidência da Acim, mais de 200 mil reais foram levantados para doação nesta campanha. A entrega de hoje, quinta-feira (21), foi de forma simbólica na Secretaria Municipal de Saúde, com 200 kits de medicação. A previsão é que na próxima terça-feira (26), os 2.500 kits já estejam no município. “Isso é uma contribuição de todos os empresários que participaram da campanha, profissionais liberais, pessoas físicas, que tem nos ajudado junto com a Acim, Conjove [Conselho de Jovens Empresários], Câmara Setorial de Saúde, para desenvolver essa campanha. Se você não participou ainda, nos procure e veja nossas redes sociais. Faça sua doação! É uma causa nobre, porque vai salvar muitas vidas”, convidou Raimundo Júnior.

O secretário municipal de Indústria, Mineração e Comércio, Ricardo Pugliese, sublinha que o mais importante da participação do empresariado de Marabá no combate à pandemia é a credibilidade demonstrada pela prefeitura. “Trata-se da certeza que tudo isso vai ter uma destinação correta e com responsabilidade. Temos escutado muitas coisas ruins Brasil afora com relação aos recursos destinados à pandemia. Aqui em Marabá temos feito um trabalho que demonstra que o empresariado quer ajudar, e ainda que o trabalho é sério e com toda certeza vamos sair disso com apoio dado por esse empresariado”, encerra.

Testes rápidos

Quanto aos 19.200 testes rápidos doados pela Vale recentemente, Luciano Dias, esclareceu que já foi finalizado protocolo de testagem, e eles serão realizados em uma central. “Já estamos providenciando para finalizar tudo durante essa semana, para começar a testar as pessoas. Ele será também feito com receita médica”, explica.

Texto: Emilly Coelho 
Fotos: Alessandro Viana 

Acessibilidade