Saúde: Prefeitura recebe da fabricante o projeto inicial para estrutura de instalação do tomógrafo.

 

O projeto envolve entre outras exigências, um transformador especial, além de sala blindada de radioatividade. A prefeitura aguarda o projeto executivo para dar início a obra de instalação

A prefeitura de Marabá informa que todas providências já estão sendo tomadas para que o equipamento seja instalado no HMM (Hospital Municipal de Marabá). O projeto sugestivo  já havia sido enviado e hoje, dia 27, segunda-feira, obteve-se o retorno da aprovação da empresa SIEMENS do Brasil, que enviará o projeto final (executivo) no prazo de 5 dias.

A planta de instalação envolve várias alterações estruturais, como paredes revestidas com material que evita a passagem de radioatividade, isolamento da sala de comando com vidro plumbífero (que contém chumbo em sua composição). Ademais, colocação de rede elétrica especial, com transformador de 380 VAC E 50 KVAC  e Nobreaks, como também portas radiológicas. Assim que a parte estrutural estiver pronta, a empresa será informada para envio do equipamento para Marabá.

É importante ressaltar alguns pontos:

1 –Todas as emendas parlamentares são automaticamente aceitas, sem qualquer tipo de autorização ou não do poder executivo;

2 – O projeto estrutural de montagem do equipamento exige análise técnica criteriosa da empresa fornecedora, já que é um equipamento radioativo e exige também especificações detalhadas como a que recebemos somente nesta segunda-feira (27).

A Prefeitura ratifica que em nenhum momento se negou a receber um equipamento tão importante para saúde pública da nossa cidade, e que todos os procedimentos técnicos exigem prazos para serem cumpridos, bem como o projeto necessita de aprovação por parte da fabricante.  Além disso, existem empresas já credenciadas na rede municipal de saúde oferecendo esse serviço ao cidadão.

Acessibilidade