Saúde: Primeiro mutirão do cartão SUS cadastra 2.500 pessoas
O mutirão do Cartão SUS que aconteceu no último sábado (15), realizou 2.500 cadastros, em 13 postos escolhidos para a ação. Outro mutirão já está sendo planejado com previsão para fevereiro próximo. A iniciativa surgiu diante da necessidade de ter em mãos o Cartão SUS para registro e efetivação das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), ou seja, de agora em diante o Cartão SUS deve ser apresentado para efetivação da matrícula escolar 2019 de todos os alunos da rede pública municipal.
De acordo com a coordenadora do Cartão SUS em Marabá, Josiana Alencar, a ação foi repentina devido a urgência, pois algumas escolas já estão com matrículas abertas, porém colheu bons resultados. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou também ações do PSE nas escolas como palestras e atendimento sobre saúde bucal incluindo visualização de cartão SUS de cada visitante, totalizando 10 mil alunos assistidos, entre o período de abril a setembro deste ano.
Lembrando que o Cartão SUS de maneira geral não é apenas realizado somente para o aluno, mas também para toda comunidade na Unidade de Saúde próxima da residência. A ação aconteceu nos seguintes postos Emerson Caselli, Laranjeiras, Jaime Pinto, Pedro Cavalcante – que teve como base a Escola Acy Barros, Demosthenes Azevedo, João Batista Bezerra, Enfermeira Zezinha, Mariana Moraes – teve como base a Escola Inácio Moita, Hiroshi Matsuda, Amadeu Vivacqua, Maria Bico Doce, Carlos Barreto e Crismu.
Essa iniciativa é parte do compromisso à prevenção, orientação e monitoramento das ações do PSE.
a acontecer nas seguintes UBS: