Semed/SMS: Programa Saúde na Escola leva palestras sobre vacinas, cidadania e meio ambiente para São Félix
Durante esta semana, a equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) Maria Bico Doce esteve na Escola São Félix realizando palestras sobre Cultura da paz, direitos humanos, cidadania e também saúde ambiental, prevenções à Covid-19, saúde bucal e vacinação.
A campanha faz parte do Programa Saúde na Escola (PSE) que realiza ações de prevenção e informação nas escolas municipais de Marabá.
“Hoje o trabalho foi excepcional, atingimos uma quantidade enorme de alunos. Foram bem participativos. Sempre com temas diferentes abordados em cada ação”, explica o enfermeiro.
Recentemente o trabalho também foi realizado com alunos da Escola Jarbas Gonçalves Passarinho e nos dias 3 e 4 de abril será a vez das atividades para os alunos da Escola Olavo Bilac.
“O programa está iniciando o período nesse mês de março com essas três escolas. Nós aqui da Maria Bico Doce retornaremos às mesmas escolas no mês de maio e depois em junho e posteriormente durante o ano”, esclarece.
A estudante Talita Vitória, 14 anos, conta que ficou empolgada com o que aprendeu e deu praticamente uma aula sobre o assunto.
“Na palestra falaram do meio ambiente e cuidados com a Covid-19, além das vacinas que tomamos ao longo da vida e são essenciais para nossa sobrevivência. Uma palestra bem necessária, porque muitos alunos nem sabiam da existência de algumas vacinas”, esclarece.
Ela reforça que o conhecimento que aprendeu será passado para as pessoas ao seu redor e pede às pessoas para se cuidarem. “Eu gosto muito de contar curiosidades, de descobrir coisas e tudo que aprendo aqui eu falo para as pessoas ao redor em casa e na rua. As pessoas precisam se conscientizar que as vacinas salvam vidas e não atrapalham. O movimento antivacina é um atraso na nossa sociedade. A imunização salvou a humanidade várias vezes, com várias doenças extintas como a varíola e Covid abalou o mundo. Graças à vacina o número de mortes diminui drasticamente”, reforça.
A diretora da Escola São Félix, Maria Helena, conta que as palestras contemplaram todos os alunos da escola. Atualmente a Escola São Félix conta com 602 alunos.
“O programa é fundamental porque nós trabalhamos em uma comunidade e os cuidados com a saúde é muito importante para todos, especialmente para a comunidade ribeirinha. São informações de suma importância. Gratos por sermos contemplados com esse programa que traz orientações, kits, atendimento prévio e informações relevantes. É de grande valia essas ações da saúde dentro da escola”, completa a gestora.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Secom