Saúde: Programação da Semana do Idoso inicia na UBS Amadeu Vivacqua

Para comemorar o Dia Nacional do Idoso, no 1º de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realiza a 10º Semana do Idoso, na Unidade Básica de Saúde (UBS) Amadeu Vivácqua. Até o dia 04, a UBS promove palestras sobre diferentes temas envolvendo a terceira idade, além de realização de teste glicêmico, aferição de pressão arterial e atendimento médico voltado a esse público.

A primeira palestra foi sobre “Depressão na Terceira Idade”, apresentada pelo psicólogo Abdon de Holanda. Ele explica que o número de idosos com depressão tem aumentado devido as novas relações de sociais e de trabalho. “Soma-se a isso as doenças como diabetes, pressão alta, artrite, osteoporose. Esse conjunto de situações propicia um quadro depressivo. É preciso procurar participar de exercícios físicos, leitura, se integrar em grupos filantrópicos e criar novas situações para desenvolver algo pra sociedade”, comenta.

A idosa Eliene da Silva Ribeiro, 59 anos, que sofre de hipertensão, aproveitou a ida ao posto para participar da programação. “Gostei muito da palestra, nunca havia participado, a primeira vez foi hoje, mas gostei muito de ouvir o médico. Foi muito útil, pretendo participar de outras”, explica.

Nesta quarta (02),  a palestra foi sobre Saúde Alimentar na Terceira Idade, com a nutricionista do Sest/Senat, Nayane Karen. Na quinta-feira, 03, o tema será “Hipertensão e Diabetes”, ministrado pelas enfermeiras da UBS e alunos do curso de medicina da Universidade Estadual do Pará (UEPA).

Dia D

Na sexta-feira, 04, considerado o Dia D, será realizada uma caminhada, a partir das 7h30, pela Avenida Magalhães Barata, ao redor da Praça dos Sonhos. Depois haverá palestra com o tema “Violência Contra o idoso”, ministrada por um assistente social do CRAS, e atendimento na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, Bairro São Félix.

Além disso, a programação também conta com sorteio de brindes, brincadeiras, apresentação de dança pelo Grupo de Idosos da Estação Cidadania, e forró pé de serra com sanfoneiro. O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) também fará a emissão e cadastramento do CadÚnico para a aquisição da carteirinha interestadual.

A gerente da UBS Amadeu Vivacqua, Hildenira Pereira de Miranda, comenta que as atrações já são uma tradição no bairro. “Os idosos gostam de participar, de se apresentar, de dançar o forró. Ficamos muito felizes de abraçar essa causa junto a SMS, que nos passou esse tema com as coordenações”, completa.

Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Divulgação / Paulo Sérgio dos Santos 

Acessibilidade