Saúde: Comemoração aos 15 anos do PSE inicia com palestras e Marabá é destaque no Estado
Nesta terça-feira, 22, iniciaram os eventos em comemoração aos 15 anos do Programa Saúde na Escola (PSE) no município. A Secretaria de Educação do Estado (Seduc) e Secretaria de Saúde do Estado (Sespa) participaram das comemorações e trouxeram palestrantes que realizaram uma capacitação para enfermeiros e cirurgiões dentistas do município.
Amanhã, 23, será a vez da capacitação com os profissionais da Educação e no dia 24 será realizada a culminância com os alunos que recebem os ensinamentos do Programa, na Praça São Francisco, das 8h às 12h.
“Eles serão os multiplicadores na praça. É uma ação social com concurso de paródias com temas de saúde, concurso de teatro infantil também com temas da saúde e apresentações. Além disso teremos serviços como vacinação, suplemento de vitamina A, pesagem do Auxílio Brasil, entre outros”, comenta Tarcilene Cristina, coordenadora do PSE de Marabá, pela área da saúde.
O PSE visa contribuir para o pleno desenvolvimento dos estudantes da rede pública de ensino básico, por meio do fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades, na ampliação do acesso aos serviços de saúde, na melhoria da qualidade de vida e no apoio ao processo formativo dos profissionais de saúde e de educação.
No programa, as Unidades Básicas de Saúde são as responsáveis em executar treze ações em cada escola da área de abrangência, enquanto que os encaminhamentos e os materiais necessários para a realização das atividades são produzidos pela equipe da Secretaria de Saúde.
“Todas as ações são feitas pelo Estratégia Saúde da Família (ESF). Pegamos os temas e cada equipe fica responsável pela escola próxima da sua unidade. Vai enfermeiro, médico, odontólogo, técnico em enfermagem, Agente Comunitário de Saúde (ACS) dependendo do assunto e abordagem”, explica Matheus Lemos, coordenador da ESF em Marabá.
Ele analisa que os resultados têm sido positivos e levam melhorias à saúde. “Ajuda a evitar gravidez indesejada, doenças transmitidas, aumenta a imunização. Faz uma orientação para criança e ela leva também para dentro de casa. Alimentação saudável, por exemplo. Ela chega em casa e cobra os pais. Assim se replica a informação”, reforça.
Marabá em destaque
Nesses 15 anos do programa, Marabá tem sido um destaque no Estado do Pará. A coordenadora do PSE pela SESPA, Syane Costa, agradece o convite para comemoração e reforça que o município está entre os 7 que conseguiram cumprir todas as 13 metas propostas. É necessário o cumprimento de pelo menos três metas para ter acesso à segunda parcela dos recursos destinados pelo Governo Federal.
“Marabá é um dos municípios que está desde o início. 104 municípios cumpriram a meta para receber a segunda parcela do recurso, mas tivemos apenas 7 municípios no Estado que cumpriram as 13 ações. E Marabá fez até mais porque fez 14 ações, incluindo por contra própria a ação sobre saúde mental, que não está previsto no programa e é super importante sobretudo depois da pandemia”.
A Sespa participou da ação de hoje com seus coordenadores da saúde bucal, saúde do homem, saúde da criança, saúde da mulher, projeto vida no trânsito. “Coordenações intrasetoriais que se juntaram para estarem presentes aqui.” completa Syane Costa.
A Seduc também participou com a coordenação de assuntos complementares que trata saúde indígena, Auxílio Brasil e faz busca ativa nas escolas.
“Temos esse evento aqui. O município de Marabá teve essa iniciativa. O único a trazer a ação dos 15 anos do PSE. É um avanço muito grande. Avalio como muito positivo, são ações preventivas que vamos galgando cada degrau, os resultados não são imediatos, vamos trabalhando durante o ano essas ações inclusive dentro Processo Político Pedagógico (PPP) das escolas”, complementa Maria José Carvalho, Coordenadora do PSE pela Educação no Estado.
Texto: Osvaldo Henriques
Fotos: Paulo Sérgio