Saúde: Hospitais Municipal e Materno Infantil vivem nova fase com reforço no quadro de médicos
Nos últimos meses, o Hospital Municipal de Marabá e o Hospital Materno Infantil enfrentaram algumas dificuldades em relação à falta de profissionais médicos que compusessem o quadro funcional. Prontamente, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) atuou para resolver o problema.
Inicialmente, o corpo administrativo do HMM buscou, junto à Secretaria Municipal de saúde, resolver a falta de médicos para as escalas e, para isso, foi realizada uma licitação por credenciamento. “Devido à urgência do problema, a Prefeitura realizou um processo de credenciamento para contratação de serviços médicos para atender a porta de entrada do HMM”, informa o diretor técnico do hospital, Arlen Braga.
Os plantões executados pelas empresas credenciadas buscam atender os setores de atendimento inicial do hospital, como Pronto Socorro, Pronto Atendimento, Clínica Médica e Unidade de Cuidados Especiais. Os demais setores continuam com funcionários e médicos contratados pela gestão municipal. Ao todo, os setores de atendimento inicial, juntamente com a Área Covid, somam 76 médicos.
As mudanças ajudam a melhorar o atendimento médio diário de 455 pessoas no Pronto Atendimento do Hospital Municipal de Marabá. “Todos os profissionais do HMM envolvidos no atendimento à população estão orientados e empenhados em realizar o melhor atendimento possível”, reitera Arlen Braga, destacando que o HMM atende Marabá e mais 21 outras cidades da região.
Já no HMI, o número de obstetras ampliou para 11. Os médicos atuam no hospital diariamente, com quatro especialistas ao longo do dia e três durante a noite. Além disso, há três médicos pediatras que trabalham no hospital todos os dias. As mudanças ocorreram após a terceirização dos serviços prestados.
Segundo Fábio Costa, diretor técnico do HMI, há previsão de ampliação do quadro com a contratação de mais enfermeiros (obstetras e neonatal), bem como técnicos de enfermagem.
Além das demandas do município, o hospital absorve também a demanda de 23 municípios da região. Segundo o diretor, o objetivo é melhorar o atendimento para os usuários. “Melhorar o tempo de espera entre os atendimentos, acompanhar melhor os partos e melhorar o atendimento no acompanhamento pós-parto que dura quarenta dias”, ressalta Fábio Costa.
Texto: Ronaldo Palheta
Fotos: Jordão Nunes / Paulo Sérgio / Jéssika Ribeiro