Saúde: Reforma da UBS Jaime Pinto entra na reta final

 A UBS Jaime Pinto passará a contar com um auditório para as ações de conscientização, ambiente de esterilização, sala de arquivos e melhorias do consultório odontológico e farmácia

Os moradores dos Bairros Belo Horizonte, Novo Horizonte e adjacências estão prestes a receber uma Unidade Básica de Saúde mais ampla e confortável nos próximos dias. É que a reforma e ampliação da UBS Jaime Pinto já entrou para reta final .

A UBS não passava por uma reforma completa há 10 anos. A obra contempla recuperação do teto, parte elétrica, hidráulica, troca de esquadrarias (portas e janelas), troca de louças, troca do piso de cerâmica por granitina, o que traz o beneficio da durabilidade, facilidade de limpeza e manutenção.

Alex Amoury, engenheiro civil da Secretaria de Viação e Obras (Sevop) informa que a UBS passará a contar com um auditório para as ações de conscientização, ambiente de esterilização, sala de arquivos e melhorias do consultório odontológico e farmácia.

“Esses ambientes já estão em fase de acabamento. O consultório odontológico está novo. O prédio vai ser todo climatizado”, acrescenta o engenheiro.

A obra orçada em R$ 242.092,68, com recursos do Fundo Municipal de Saúde (FMS), atende as especificidades das normas de acessibilidade NBR 9050, com banheiro pra Pessoa com Deficiência Física, rampas e balcão de atendimento.

Edileuza mora no bairro há 12 anos e utlizia os serviços do postinho

A dona Edileuza de Sousa Oliveira mora no Bairro Belo Horizonte, há 12 anos. Mãe de 5 filhos disse que sempre que precisa ela recorre ao postinho, por isso, está satisfeita com as obras de reforma e ampliação.

“A reforma vai ajudar muito a gente aqui”, comemora a moradora que também utiliza água do chafariz da UBS para beber.

A UBS Jaime Pinto está funcionando temporariamente na sede do antigo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest), localizado entre a ruas Dr. Geni, Simplício Costa e Avenida Brasília. Por dia a UBS realiza uma média de 400 atendimentos.

Os serviços ofertados pelo postinho são consultas médicas na clínica geral, coleta de PCCU, enfermagem, vacina, curativo, farmácia, atendimento psicológico, pré-natal, teste de pezinho, consulta de hipertensão, diabetes, tuberculose, planejamento familiar, e programa antitabagismo. Já o serviço odontológico retornará somente no novo espaço, localizado na Rua São Luís.

Veja mais fotos:

Texto: Leydiane Silva
Fotos: Paulo Sérgio

Acessibilidade